LUTAS CORPORAIS INDÍGENAS

UM ESTUDO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA – CE

Autores

  • Arliene Stephanie Menezes Pereira stephanie_ce@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Symon Tiago Brandão de Souza symontiago@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

10.51283/rc.v25i3.12153

Palavras-chave:

Lutas Corporais Indígenas, Lei nº 11.645/08, Étnico-Racial, Educação Física Escolar

Resumo

As lutas corporais indígenas são um contexto pouco explorado na área de Educação Física. Para afirmarmos esse contexto objetivamos realizar uma pesquisa com professores de Educação Física da rede municipal de educação pública de Fortaleza, CE para analisarmos se estes trabalhavam as lutas corporais indígenas em suas aulas. Assim, participaram da pesquisa 72 professores através de questionário on-line. Na pesquisa, foi constatado que 80% dos professores não trabalhavam a temática pela falta de formação inicial e continuada, denotando o desconhecimento dos professores sobre a temática e a privação do conhecimento dos alunos sobre as práticas corporais dos povos indígenas. Justifica-se este estudo como embasamento teórico sobre a temática étnico-racial em que elabora pressupostos que possam tornar exequíveis as políticas de reconhecimento e de valorização dos povos indígenas e fomentar a Lei nº 11.645/08.

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

Pereira, A. S. M., & Souza, S. T. B. de. (2021). LUTAS CORPORAIS INDÍGENAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA – CE. Corpoconsciência, 25(3), 34–48. https://doi.org/10.51283/rc.v25i3.12153