MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA

Autores

  • Nayara Malheiros Caruzzo nayaramalheiros@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0002-9356-3886
  • Isabella Caroline Belem isabellacbelem@gmail.com
    Universidade Paranaense
  • Renan Codonhato gperenan@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Caio Rosas Moreira crosasmoreira@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Selso Ananias Sitoe slositoe@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá e Universidade Pedagógica
  • João Carlos Rodrigues jcr.rodrigues@hotmail.com
    Faculdade Ingá
  • Lenamar Fiorese lenamarfiorese@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Motivação, Escola, Atividade Desportiva

Resumo

Este estudo objetivou investigar a motivação para prática de atividades desportivas de escolares da região noroeste do Paraná. Foram sujeitos 268 alunos do Ensino Fundamental e Médio do noroeste do Paraná. Para avaliar a motivação utilizou-se o QMAD. Os dados foram analisados pelos testes Kolmogorov-Smirnov, Kruskal-Wallis, U de Mann-Whitney e Regressão Logística Binária. Evidenciou-se maior motivação por Status (p=0,02) e Desenvolvimento de competências para os meninos (p=0,000); alunos da rede pública apresentaram maiores chances de serem motivados por Status (RC=2,52), Prazer (RC=2,02), Desenvolvimento de competências (RC=2,02), Afiliação Geral (RC=2,64) e Afiliação específica (RC=3,07) (p<0,05); os alunos da rede privada apresentaram RC=1,89 para serem motivados pelas Emoções (p<0,05). Pôde-se concluir que os alunos mais novos recebem mais influências externas e buscam relacionamento social por meio da prática desportiva. Alunos da rede privada são motivados intrinsicamente, enquanto que alunos da rede pública além de apresentar motivações autodeterminadas, também apontaram motivações controladas (extrínsecas).

Biografia do Autor

Nayara Malheiros Caruzzo, Universidade Estadual de Maringá

Professora Assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda no Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

Isabella Caroline Belem, Universidade Paranaense

Departamento de Educação Física

Renan Codonhato, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

Caio Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

Selso Ananias Sitoe, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Pedagógica

Departamento de Educação Física

João Carlos Rodrigues, Faculdade Ingá

Curso de Licenciatura em Educação Física

Lenamar Fiorese, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Caruzzo, N. M., Belem, I. C., Codonhato, R., Moreira, C. R., Sitoe, S. A., Rodrigues, J. C., & Fiorese, L. (2017). MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA. Corpoconsciência, 21(3), 46–54. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5683

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