NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE LOANDA
DOI:
10.51283/rc.28.e16067Palavras-chave:
Coordenação Motora, IMC, EscolaresResumo
Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Massa Corporal de escolares com idades entre 05 e 11 anos. Participaram do estudo 295 crianças de ambos os sexos, com idade média de 7,93±1,55 anos de quatro escolas do ensino pública da cidade de Loanda-PR. Foram classificadas em três grupos: adequado ou Eutrófico, Sobrepeso e Obesidade. A avaliação da coordenação motora foi feita com o Teste de Coordenação Corporal para Criaças (Körperkoordination Test für Kinder-KTK). Os dados foram analisados descritivamente através de médias, desvio-padrão e frequência. O teste t de Student foi usado para comparação entre os sexos e a correlação de Pearson para verificar a associação entre a coordenação motora (KTK) e o IMC. Foi observada prevalência de 67,5% de perturbação de coordenação e de 81,7% de IMC adequado. Os meninos apresentam maiores níveis de coordenação motora comparados com as meninas. Uma correlação inversa e estatisticamente significativa entre o IMC e a coordenação motora (r=-0,237, p<0,01 foi observada). Por meio da ANOVA (p=0,04), evidenciou-se que o sexo, a idade e o IMC enfluenciam significativamente a coordenção motora (R2=0,136). Conclui-se que os escolares com maiores níveis de IMC apresentam menor coordenação motora.
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