EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PERIODIZAÇÃO ESPORTIVA
Palavras-chave:
Periodização, Planificação, Treinamento, História, EsportesResumo
A periodização é o plano e estrutura do treinamento, em que se objetiva o máximo desempenho por meio da potencialização dos aspectos funcionais e biomotores, com o devido controle da fadiga e da adaptação. A evolução da periodização do treinamento foi ocorrendo de acordo com o conhecimento cientifico disponível coexistente. O objetivo foi apresentar o estado da arte dos modelos teóricos de periodização, concebendo os surgimentos históricos, as propostas e detalhes dos modelos de periodização na literatura. Ao longo deste século, especialmente a partir da década de 1950, as contribuições significativas das propostas tradicionais de periodização, associadas aos avanços do conhecimento de fisiologia do exercício, possibilitaram o surgimento de novos modelos teóricos que procuram atender as demandas do calendário esportivo atual. Conclui-se que o problema central e ponto fundamental de toda a investigação dos sistemas de preparação desportiva é a relação entre o rendimento esportivo e as cargas de treinamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).