Contribuições da atividade física no tratamento de idosos com transtorno depressivo: uma breve revisão
Palavras-chave:
Atividade física, Transtorno Depressivo, Transtorno Depressivo Maior, Idoso, Psicofisiologia, Terapias mente-corpoResumo
O envelhecimento é um processo contínuo de alterações fisiológicas progressivas de todos os processos fisiológicos. Dentre os diversos transtornos que podem afetar os idosos, a saúde mental merece atenção especial. Este estudo teve por objetivo revisar na literatura publicações que contenham informações sobre os efeitos da atividade física para os idosos portadores de transtornos depressivos. O interesse pelo tema depressão em idosos tem crescido bastante, devido ao aumento de pessoas nesta faixa etária na população. Estes pacientes têm diminuição da qualidade de vida semelhante à pacientes com doenças físicas crônicas e, se não tratados, apresentam dificuldades psicossociais persistentes. A atividade física colabora para socialização, oferece benefícios corporais e fisiológicos, e tendem a ter uma redução significativa nos níveis de depressão. A prática de atividades físicas por idosos com depressão é capaz de promover a prevenção e a redução significativa dos sintomas gerados pelo transtorno.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).