Perfil de atividade física e estado nutricional de adolescentes de 12 e 13 anos de escola publica do município de São Bernardo do Campo, São Paulo
Palavras-chave:
Educação Física Escolar. Atividade Física, Nutrição Infantojuvenil. Obesidade.Resumo
O presente estudo verifica a importância da educação física escolar na manutenção da saúde através de uma análise do perfil de atividade física e estado nutricional de adolescentes de 12 e 13 anos, matriculados em escola pública do município de São Bernardo do Campo, São Paulo. Foram avaliados 52 adolescentes, de ambos os gêneros, praticantes de aulas de educação física escolar ao menos duas vezes na semana em sessões de 50 minutos. Foram utilizados questionários de anamnese alimentar, de frequência alimentar e o pentáculo do bem-estar para a educação física. Para a análise estatística foi utilizado o Teste de Kolmogorov-Sminov , determinando dessa forma se seria necessário a utilização dos testes paramétricos ou não paramétricos. Os resultados encontrados indicam que no grupo avaliado 28,6% dos meninos e 12,5 % das meninas apresentam sobrepeso. Já em relação ao consumo calórico, a média dos mais ativos foi de 1477,48 kcal, contra 1522,17 kcal dos menos ativos. Assim, concluímos que no grupo selecionado não houve associação entre atividade física e estado nutricional em ambos os gêneros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).