Influência do treinamento de força na economia de corrida em corredores de endurance
Palavras-chave:
Economia de corrida, Treinamento de força, EnduranceResumo
Atualmente, no esporte de alto rendimento, a busca por melhores resultados e pela superação dos recordes faz com que a preparação dos atletas tenha uma grande importância. Melhorar a economia de corrida no atleta de endurance significa otimizar sua performance e minimizar o desgaste em suas provas, o que, certamente, é essencial no esporte de alto rendimento. Várias metodologias de treinamento são utilizadas para um incremento na medida de economia de corrida, dentre elas a adição do treinamento de força ao treinamento específico dos atletas. O objetivo do trabalho consiste em analisar a literatura referente às diversas metodologias de treinamento de força, suas aplicações e relações com o treinamento de corredores de endurance, enfatizando possíveis adaptações na medida de economia de corrida. Embora verificada uma influência positiva da intervenção do treinamento de força na economia de corrida em atletas de endurance, a literatura científica acerca dessa relação ainda é restrita, sendo necessários estudos mais conclusivos para elucidar com clareza as adaptações desse método de treinamento na preparação dos atletas de endurance.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).