AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA

UMA ANÁLISE DE SIMILITUDE DAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES DO PARANÁ

Autores

  • Denise Correa da Luz denise_cluz@hotmail.com
    Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20394


Palavras-chave:

Educação Física, Formação Inicial, Práticas Corporais de Aventura

Resumo

O objetivo deste estudo qualitativo foi analisar as percepções de 10 docentes de oito Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Paraná sobre o ensino das Práticas Corporais de Aventura (PCA) na formação inicial em Educação Física. A análise dos dados foi fundamentada na Análise de Conteúdo de Bardin e utilizou a técnica da Análise de Similitude no software Iramuteq. A pesquisa revelou que, embora os professores destaquem o grande potencial educativo da PCA, enfrentam desafios significativos como a carência de materiais, a falta de formação específica e dificuldades na adaptação institucional, o que gera preocupações sobre a transposição didática das propostas pedagógicas. Conclui-se que as PCA representam um conhecimento relevante na formação, mas que requer um cuidado especial na sua transposição para o ambiente escolar, a fim de atender às demandas contemporâneas e desenvolver competências docentes para a Educação Básica.

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DE SIMILITUDE DAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES DO PARANÁ. (2025). Corpoconsciência, 29, e20394. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20394