VOZES QUE ECOAM NA RODA
MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20017Palavras-chave:
Educação Antirracista, Educação Física, Infâncias, Mulheres NegrasResumo
O artigo apresenta um relato de experiência do projeto Vozes que Ecoam na Roda, realizado na rede pública municipal de Vargem Grande Paulista (SP), com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades ocorreram no contexto das aulas de Educação Física, sendo aqui apresentado um recorte do trabalho desenvolvido com crianças do 1º ano do ensino fundamental. A proposta se ancora em uma prática político-pedagógica comprometida com a construção de uma educação antirracista, plural e emancipatória. A partir da escuta das crianças e da valorização de referências negras — com ênfase no protagonismo de mulheres que fizeram e fazem história —, as atividades mobilizam saberes, memórias e práticas enraizadas nas culturas afro-brasileiras e africanas. Tensionam-se, assim, os currículos eurocentrados e seus legados coloniais, abrindo caminhos para outras formas de ser, estar, ensinar e aprender. Fundamentado nos valores civilizatórios afro-brasileiros, o projeto reafirma a centralidade das infâncias nos processos formativos. Evidencia-se como narrativas, imagens e práticas plurais fortalecem a identidade, a autoestima e a dignidade de crianças negras, convocando também crianças não-negras ao reconhecimento e respeito às diferenças.
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