ENTRE A INOVAÇÃO E O DESINVESTIMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UMA REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e18928Palavras-chave:
Inovação, Educação, Inovação Educacional, Motivação, Educação Física e TreinamentoResumo
Desinvestimento pedagógico, ou abandono docente, opõe-se à inovação pedagógica; compreender suas nuances pode fomentar maior motivação entre os docentes. Esta revisão integrativa analisou a relação entre Educação Física escolar, inovação pedagógica e desinvestimento pedagógico. A busca no Google Scholar incluiu artigos publicados nos últimos cinco anos, focados no contexto brasileiro. Foram encontrados 586 estudos e, após a aplicação de filtros, 11 estudos compuseram a amostra. A inovação pedagógica incluiu: afastamento das práticas tradicionais; organização curricular; e formação continuada. O desinvestimento pedagógico envolveu: desvalorização profissional; falta de participação dos alunos; estrutura física e material precárias; e desgaste físico e mental. Conclui-se que a inovação pedagógica é uma decisão política, e o investimento na educação, especialmente na valorização docente, é um diferencial para superar o desinvestimento pedagógico e promover práticas educacionais de qualidade.
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