PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO HALTEROFILISMO PARALÍMPICO
ESTUDO DESCRITIVO PROPOSITIVO
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e18677Palavras-chave:
Esportes para Pessoas com Deficiência, Atividade Motora Adaptada, Transferência de Experiência, Materiais de Ensino, Aprendizagem Compartilhada, Halterofilismo ParalímpicoResumo
O halterofilismo paralímpico (HP) é um paradesporto integrante do movimento paralímpico desde os Jogos de Tóquio 1964 e com desenvolvimento amplo no Brasil e no mundo a partir desses jogos. Considerando essa expansão, torna - se relevante o desenvolvimento de estudo sobre o HP, sobretudo, na área de Pedagogia do Paradesporto. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é descrever uma proposta de ensino - aprendizagem do HP. Foi utilizada uma metodologia descritiva e propositiva considerando a evolução da tarefa simples para a mais complexa e modelo teórico da Pedagogia do Esporte, adaptado ao Paradesporto. A proposta envolve as seguintes etapas: abordagem inicial, pessoa - banco; pessoa - banco - barra; pessoa - banco - barra - pessoa; e pessoa - banco - barra - implementos. Essas fases contemplam os domínios do movimento humano, das inteligências múltiplas, dos aspectos psicológicos e filosóficos, da aprendizagem social, além do domínio da saúde. A proposta de ensino - aprendizagem do HP contempla a aplicação em diferentes locais de ensino desse paradesporto independente da condição de recursos materiais disponíveis. Além disso, oferece uma contribuição para o desenvolvimento dos estudos na área da Pedagogia do Paradesporto a qual possui um vasto campo para desenvolvimento.
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