O JOGO PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA

PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DE VALORES E COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

  • Rodolfo Silva da Rosa rodolfodarosa@yahoo.com.br
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Leonardo Ristow leonardoristow@live.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Flávia Backes anafbackes@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valmor Ramos valmor.ramos@udesc.br
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Edison Roberto de Souza edsonrs@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vinicius Zeilmann Brasil vzbrasil@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

10.51283/rc.28.e16706

Palavras-chave:

Atletismo, Jogo, Desenvolvimento Humano

Resumo

Dada a escassez de propostas para a inserção efetiva do atletismo na escola, este estudo aborda as percepções de estudantes sobre uma experiência pedagógica que utiliza jogos para o ensino dessa modalidade esportiva, focando nas suas implicações para o desenvolvimento humano. Participaram do estudo, 20 estudantes de uma turma do ensino fundamental de uma escola pública. Foram ministradas 24 intervenções, tendo o jogo como ferramenta para se desenvolver a aprendizagem do atletismo. Utilizou-se como instrumento o grupo focal. Os estudantes relataram que puderam experimentar e exercitar vários valores que contribuíram numa mudança comportamental em relação ao conhecer, conviver, fazer e ser. As evidências ressaltam a necessidade de propor e ressignificar o conteúdo atletismo na escola. Concluiu-se que a utilização do jogo para o ensino esportivo, além de despertar o entusiasmo dos estudantes, pode ser um recurso de interfaces com o desenvolvimento humano e a BNCC.

Referências

ALLEN, Geórgia; RHIND, Daniel; KOSHY, Valsa. Enablers and barriers for male students transferring life skills from the sports hall into the classroom. Qualitative research in sport, exercise and health, v. 7, n. 1, p. 37-41, 2014.

ANDRÉ, Mauro Henrique; HASTIE, Peter; ARAÚJO, Rui Flores. O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 37, p. 323-332, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 7. ed. São Paulo: Grupo Almedina, 2011.

BETTI, Mauro. Educação física e cultura do movimento corporal: uma perspectiva semiótica e fenomenológica. Revista de educação física, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007.

BOURLON-BUON, Yannick Hernández. Deporte escolar y educación en valores: fundamentación desde un enfoque sociocultural y pedagógico= School sport and teaching values: socio-cultural and pedagogical perspectives. Materiales para la historia del deporte, n. 12, p. 111-134, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEF, 2018.

CAMIRÉ, Martin; TRUDEL, Pierre. Using high school football to promote life skills and student engagement: perspectives from canadian coaches and students. World journal of education, v. 3, n. 3, p. 40-51, 2013.

CASTRO-MARCELO, Rolando; GARRINE-NEVES, Arminda Cyrne. O pensamento lógico no ensino e aprendizagem do atletismo. Escola Albert Einstein, República de Moçambique. Sociedad & tecnología, v. 6, n. 1, p. 33-48, 2022.

COSTA, Adelson Almeida; MOURA, Diego Luz. Atletismo na escola: alternativas e possibilidades de ensino. Cadernos de formação RBCE, v. 12, n. 1, p. 47-59, 2021.

CHEN, Ang; ENNIS, Catherine D. Teaching value laden curricula in physical education. Journal of teaching in physical education, v. 15, n. 3, p. 338-354, 1996.

DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2009.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 115-127, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GINCIENE, Guy; MATTHIESEN, Sara Quenzer. O modelo do sport education no ensino do atletismo na escola. Movimento, v. 23, n. 2, p. 729-742, 2017.

GOULD, Daniel; CARSON, Sarah. Life skills development through sport: current status and future directions. International review of sport and exercise psychology, v. 1, n. 1, p. 58-78, 2008.

HASSENPFLUG, Walderez Nóse. Educação pelo esporte: educação para o desenvolvimento humano pelo esporte. São Paulo: Saraiva, 2004.

HOLT, Nicholas e colaboradores. A grounded theory of positive youth development through sport based on results from a qualitative meta-study. International review of sport and exercise psychology, v. 10, n. 1, p. 1-49, 2017.

LLEIXA, Teresa; GONZALEZ-AREVALO, Carles; BRAZ-VIEIRA, Marcelo. Integrating key competences in school physical education programmes. European physical education review, v. 22, n. 4, p. 506-525, 2016.

LLENA, Carles e colaboradores. Système de valeurs des enseignants d’EPS et bien-être affectif des élèves. Ejournal de la recherche sur l’intervention en éducation physique et sport, n. 4, p. 159-192, 2021.

MARQUES, Carmem Lucia; IORA, Jacob. Atletismo Escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de Educação Física. Movimento, v. 15, p. 103-118, 2009.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. São Paulo: Educação Física, Esporte e Saúde, 2005.

MENIN, Maria Suzana de Stefano e colaboradores. Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola 1. Revista de educação PUC-Campinas, v. 22, n. 1, p. 1-17, 2017.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

ROSA, Rodolfo Silva da e colaboradores. Atletismo vai à escola... olhares discentes sobre a experiência de ensino. Pensar a prática, v. 20, n. 1, p. 15-25, 2017.

ROSA, Rodolfo Silva da e colaboradores. Atletismo e escola: interfaces com o conhecimento e desenvolvimento humano discente. Educación física y ciencia, v. 21, n. 3, p. 1-13, 2019.

SOUZA, Edson Roberto. Jogo e educação. In: PEREIRA, Beatriz e colaboradores. Atividade física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2014.

SOUZA, Edson Roberto. O atletismo no ensino fundamental: reflexões teóricas e possibilidades pedagógicas. Florianópolis, SC: Autor, 2014.

SOUZA, Edson Roberto; SOUZA, Alba Batistti. Jogo e desenvolvimento humano: ferramenta de competências, saberes e valores. In: SOUZA, Edson Roberto e colaboradores. Educação física lazer e saúde: interfaces ao desenvolvimento humano. Florianópolis, SC: UDESC, 2015.

SOUZA, Edson Roberto e colaboradores. O corpo e o jogo na escola: o olhar docente e a teoria vigente. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira e Colaboradores. Educação física e esporte: convergindo para novos caminhos. Florianópolis, SC: UDESC, 2015.

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Rosa, R. S. da, Ristow, L., Backes, A. F., Ramos, V. ., Souza, E. R. de, & Brasil, V. Z. . (2024). O JOGO PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DE VALORES E COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. Corpoconsciência, 28, e16706. https://doi.org/10.51283/rc.28.e16706

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)