A PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS ESPORTES

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Leonardo Ristow leonardoristow@live.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Flávia Backes anafbackes@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jéssica Cardoso jessicacardoso@outlook.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vinicius Zeilmann Brasil vzbrasil@hotmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Valmor Ramos valmor.ramos@udesc.br
    Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

10.51283/rc.27.e14873

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Educação Física, Esportes, Produção Científica

Resumo

A aprendizagem significativa de conceitos é um tema emergente na Educação Física, seja na escola, nos cursos de formação profissional ou no contexto esportivo. Para contribuir para o avanço científico da área relacionados aos jogos desportivos coletivos, metodologias de ensino, esporte escolar e iniciação esportiva, o presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica a respeito da aprendizagem significativa no contexto da Educação Física e dos esportes. Desse modo, foi realizada uma revisão sistemática em que foram selecionados dez artigos. Destes, foram analisados os seguintes dados: autores, ano de publicação, revista, tema investigado, abordagem, instrumentos e contextos. Como resultados, destaca-se que: a linha de investigação em crescimento quantitativo; não foram encontrados estudos que investigaram o contexto esportivo; os conceitos investigados estão relacionados aos aspectos biodinâmicos e que há uma predominância dos instrumentos de coleta de dados qualitativos.

Referências

ALMEIDA, Caroline Medeiros Martins; COSTA, Roberta Dall Agnese da; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Sequências didáticas eletrônicas para auxiliar na aprendizagem significativa em conteúdos de patologia humana. Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia, v. 9, n. 2, p. 183-196, 2016.

ANDRADE, Igor Aparecido e colaboradores. La aprendizaje significativo del conceptos biomecánicos en clases de educación física. Cuadernos de psicología del deporte, v. 20, n. 1, p. 217-235, 2020.

AUSUBEL, David Paul. The psychology of meaningful verbal learning. Nova York, USA: Grune & Stratton, 1963.

BELMONT, Rachel e colaboradores. Meaningful learning of biomechanical concepts: an experience with physical education teachers in continuing education. Journal of physical education, v. 32, n. 1, p. 1-12, 2022.

BELMONT, Rachel Saraiva e colaboradores. Mastery of functional anatomy and meaningful learning in introductory biomechanics. Revista práxis, v. 8, n. 15, p. 81-91, 2016.

BELMONT, Rachel Saraiva; LEMOS, Evelyse dos Santos. A Intencionalidade para a aprendizagem significativa da biomecânica: reflexões sobre possíveis evidências em um contexto de formação inicial de professores de educação física. Ciência & educação, v. 18, n. 1, p. 123-141, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104241-rces006-18/file>. Acesso em: 06 jan. 2023.

COLL, César e colaboradores. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises: a recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 24, n. 2, p. 335-342, 2015.

GOMES, Leonardo do Couto e colaboradores. Programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física no brasil: diversidades epistemológicas na subárea pedagógica. Movimento, v. 25, p. 1-14, 2022.

KAGAN, Dona M. Implication of research on teacher belief. Educational psychologist, v. 27, n. 1, p. 65-90, 1992.

KINCHIN, Ian M.; STREATFIELD, David; HAY, David B. Using concept mapping to enhance the research interview. International journal of qualitative methods, v. 9, n. 1, p. 52-68, 2010.

MAGALHÃES, Nathanael Rodrigues e colaboradores. Investigações das ações pedagógicas dos professores de educação física: método tradicional x aprendizagem significativa. Educationis, v. 9, n. 1, p. 58-69, 2020.

MEDEIROS, Jaline Oliveira; RIBEIRO, Rafaella do Carmo; SOUSA, Milena Nunes Alves de. Mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem: revisão integrativa da literatura. Sanare, v. 19, n. 2, p. 69-76, 2020.

MESQUITA, Isabel Maria Ribeiro; PEREIRA, Felismina Rosa Marques; GRAÇA, Amândio Braga dos Santos. Modelos de ensino dos jogos desportivos: investigação e ilações para a prática. Motriz, v. 15, n. 4, p. 944-954, 2009.

MIRANDA, Cristiano José Martins de; BELMONT, Rachel; LEMOS, Evelyse dos Santos. A aprendizagem do conceito saúde ensinado com base na teoria da aprendizagem significativa em aulas de educação física. Dynamis, v. 25, n. 3, p. 4-25, 2019.

MOREIRA, Marco Antônio. A teoria de aprendizagem de David Ausubel como sistema de referência para a organização de conteúdo de física. Revista brasileira de física, v. 9, n. 1, p. 275-292, 1979.

MOREIRA, Marco A.; MASINI, Elcie Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2002.

NOVAK, Joseph D.; GOWIN, D. Bob. Learning how to learn. Cambridge, United Kingdom: Cambridge University Press, 1984.

PEREIRA, Alessandro Pereira de. Um panorama da pesquisa internacional sobre mudança conceitual. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências, v. 17, n. 1, p. 215-242, 2017.

PEREIRA, Alexsandro Pereira de. Um panorama da pesquisa internacional sobre mudança conceitual. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências, v. 17, n. 1, p. 215-242, jan./ abr., 2017.

POZO, Juan Ignácio. A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. In: COLL, César e colaboradores. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

QUINTILIO, Natália Kohatsu; FERRAZ, Osvaldo Luiz. Meaningful learning and the teaching of concepts in physical education in school a case study with the Olympic Games. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 32, n. 2, p. 219-232, 2018.

REVERDITO, Riller Silva; COLLET, Carine; MACHADO, João. Pedagogia do esporte: desafios e temas emergentes. Corpoconsciência, v. 26, n. 2, p. 82-98, mai./ ago., 2022.

RIGO, Luis Carlos; RIBEIRO, Gabriela M.; HALLAL, Pedro Curi. Unidade na diversidade: desafios para a educação física no século XXI. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 16, n. 4, p. 339-345, 2011.

SOUZA, Nadia Aparecida de; BORUCHOVITCH, Evely. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em revista, v. 26, p. 195-217, 2010.

TESTA JUNIOR, Ademir e colaboradores. Aprendizagens sobre o movimento corporal com base nos conceitos da biomecânica: análise a partir da produção de mapas conceituais. Corpo, movimento e educação física, v. 6, n. 1, p. 36-43, 2015.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Ristow, L., Backes, A. F. ., Cardoso, J. ., Brasil, V. Z. ., & Ramos, V. . (2023). A PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS ESPORTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Corpoconsciência, 27, e14873. https://doi.org/10.51283/rc.27.e14873

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)