Entre ritos e rituais fúnebres dos Boe bororo de Mato Grosso e sua importância para a cultura da aprendizagem escolar sob a ótica da lei 11.645/2008 numa perspectiva decolonial

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v11i25.16374

Resumo

O presente artigo aborda brevemente a história da Lei 11.645/2008, sua importância e como a mesma dialoga com a cultura do Povo Boe Bororo, em especial os ritos e rituais do funeral indígena. Pretende-se ao mostrar o ritual, destacar a importância de se conhecer mais os povos indígenas, sua cultura e valorizar e respeitar sua história e sabedoria. Essa guinada cultural é importante para se preservar e reconhecer a importância e evitar os epistemícidios dos povos indígenas, permitindo uma educação intercultural em direção a uma transformação de racionalidade e valorização das culturas outras.

 

 

 

Biografia do Autor

Eder Carlos Cardoso Diniz, INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS XIQUE-XIQUE

Professor efetivo de História no IFBaiano, Xique-Xique, desde 2022. Atuou como professor efetivo do Instituto Federal de Rondônia de 2015 a 2022. Foi Coordenador de Formação Inicial e Continuada-CFIC (2019-2020), chefe do Departamento de Extensão-DEPEX (2016-2019), no Instituto Federal de Rondônia/Campus Vilhena .Foi professor contratado da Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis, trabalhando no Departamento de Pedagogia.Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Rondonópolis, onde foi bolsista REUNI e tem licenciatura em História, pela mesma instituição. Integra os grupos de pesquisa InvestigAção (UFMT/Rondonópolis) , GPEL (IFRO/Vilhena) e GEP (UNIR/ Vilhena).Todos os grupos de pesquisa são devidamente cadastrados e certificados pelo CNPQ. Atualmente desenvolve pesquisas, tendo como objeto de estudo: Políticas Públicas da Educação , Formação e identidade docente na educação profissional e ensino médio nos IFs, educação escolar indígena, povos indígenas, interculturalidade, formação de pesquisadores indígenas, formação de professores. Ultimamente tem se dedicado em publicações de artigos de livros e periódicos sobre a temática Educação Escolar Indígena e Interculturalidade.

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Publicado

2024-09-02

Edição

Seção

Artigos Livres