Sobre a Revista

Foco e Escopo

ACENO – Revista de Antropologia do Centro-Oeste é um periódico científico lotado no Departamento de Antropologia e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Mato Grosso que tem como propósito se constituir em um espaço permanente para o debate, a construção do conhecimento e a interlocução entre antropólogos e pesquisadores de áreas afins, do país e do exterior.

Apesar de ACENO fazer referência ao Centro-Oeste em seu título, ela não tem como foco exclusivo dar visibilidade a resultados de pesquisas científicas relativas às populações desta região, mas sim, se tornar um fórum que traduza a pluralidade de perspectivas teóricas e temáticas que caracterizam a Antropologia na contemporaneidade. Igualmente, incentiva-se a publicação de artigos de cunho transdisciplinar, resultados de pesquisas que envolvam equipes interdisciplinares e das diversas disciplinas que estudam a diversidade da experiência humana.

ACENO é um periódico online que publicará artigos exclusivamente na forma eletrônica, permitindo maximizar a divulgação científica de qualidade para todo mundo de forma rápida, através da Rede Mundial de Computadores. Trabalhos redigidos em outro idioma que não português poderão ser aceitos para a publicação a critério do Conselho Editorial.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

As contribuições serão exclusivamente aceitas pelo site da revista. Todos os trabalhos recebidos pela ACENO serão primeiramente examinados em conjunto por membros da Comissão Editorial e se seguirem os padrões de publicação da revista serão encaminhados a dois Consultores Adhoc de forma sigilosa, de modo a preservar os autores e os responsáveis no processo de avaliação.

Dois pareceres favoráveis implicam na publicação do texto no Periódico Eletrônico. No caso de pareceres contraditórios a contribuição será enviada a um terceiro Consultor Adhoc, mantendo-se a contradição ou no caso de dois pareceres desfavoráveis, ocorrerá automaticamente a rejeição da contribuição do texto pela ACENO e a devolução aos autores, com as devidas considerações fornecidas pelos Consultores.

A Comissão Editorial reserva-se o direito de rejeitar as contribuições recebidas caso considerem que sua temática, abordagem, linguagem e apresentação fogem ao escopo da revista ou ainda se estas não cumprirem as normas previstas de publicação do periódico.

Os autores mantêm seus direitos autorais de contribuições publicadas na ACENO, mas cedem os direitos de primeira publicação para a revista.

Periodicidade

Atualmente, o periódico apresenta caráter semestral de publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Divulgação e Taxas

Todos os manuscritos científicos aprovados para a publicação serão divulgados gratuitamente por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER.

Não será cobrado qualquer tipo de taxa durante as fases do processo de submissão, avaliação, editoração ou publicação.

 

Missão

Constituir-se como um espaço gratuito e permanente para o debate e a interlocução entre antropólogos e pesquisadores de áreas afins, do país e do exterior;
Disseminar gratuitamente resultados de pesquisas e debates teóricos que caracterizam a Antropologia na contemporaneidade;
Divulgar o conhecimento e informações da/para a comunidade científica;
Preservar o conhecimento científico e garantir sua rápida veiculação.

Fontes de Apoio