este artículo analisa brevemente la historia de la Ley 11.645/2008, su importancia y como interactúa con la cultura del Pueblo Boe Bororo, especialmente los ritos y rituales de los funerales indígenas. El objetivo es mostrar el ritual, la importancia de c

Autores/as

DOI:

10.48074/aceno.v11i25.16374

Resumen

este artículo analisa brevemente la historia de la Ley 11.645/2008, su importancia y como interactúa con la cultura del Pueblo Boe Bororo, especialmente los ritos y rituales de los funerales indígenas. El objetivo es mostrar el ritual, la importancia de conocer a los pueblos indígenas, su cultura y valorar y respetar su historia y conocimientos. Este cambio cultural es importante para preservar y reconocer la importancia y evitar epitemicidios de los pueblos indígenas, permitiendo la educación intercultural hacia una transformación de la racionalidad y la valoración de otras culturas.

 

 

 

 

 

 

Biografía del autor/a

Eder Carlos Cardoso Diniz, INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS XIQUE-XIQUE

Professor efetivo de História no IFBaiano, Xique-Xique, desde 2022. Atuou como professor efetivo do Instituto Federal de Rondônia de 2015 a 2022. Foi Coordenador de Formação Inicial e Continuada-CFIC (2019-2020), chefe do Departamento de Extensão-DEPEX (2016-2019), no Instituto Federal de Rondônia/Campus Vilhena .Foi professor contratado da Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis, trabalhando no Departamento de Pedagogia.Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Rondonópolis, onde foi bolsista REUNI e tem licenciatura em História, pela mesma instituição. Integra os grupos de pesquisa InvestigAção (UFMT/Rondonópolis) , GPEL (IFRO/Vilhena) e GEP (UNIR/ Vilhena).Todos os grupos de pesquisa são devidamente cadastrados e certificados pelo CNPQ. Atualmente desenvolve pesquisas, tendo como objeto de estudo: Políticas Públicas da Educação , Formação e identidade docente na educação profissional e ensino médio nos IFs, educação escolar indígena, povos indígenas, interculturalidade, formação de pesquisadores indígenas, formação de professores. Ultimamente tem se dedicado em publicações de artigos de livros e periódicos sobre a temática Educação Escolar Indígena e Interculturalidade.

Publicado

2024-09-02