Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por nenhuma outra revista.

  • Os arquivos para submissão estão em formato .doc, .docx ou .rtf.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As URLs usadas nas referências estão atualizadas e foram informadas quando possível, as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

Diretrizes para Autores

A Revista ACENO publica apenas contribuições originais em português ou espanhol (no entanto, outros idiomas podem ser publicados a critério da Comissão Editorial) desde que venham a contribuir com o conhecimento científico da Antropologia e áreas afins. Sugere-se aos autores e autoras que consultem a última edição do periódico para verificar o estilo e layout, antes do envio de sua submissão.

Dimensões dos manuscritos:

I – Artigos devem conter até 20 páginas, com resumos (de até sete linhas cada), título do artigo e palavras-chave (no máximo 5) devem ser enviados em português, espanhol e inglês;

II – Resenhas deverão conter até cinco páginas e serem oriundas de livros publicados no Brasil em, no máximo há dois anos; e, no exterior, no máximo há cinco anos;

III - Ensaios Fotográficos serão aceitos no número máximo de dois por edição, devendo versar sobre temas que se relacionam de maneira inequívoca com temas de interesse da revista. As propostas de ensaios fotográficos serão examinadas e selecionadas pelo Conselho Editorial, que se encarregará de selecionar os ensaios a serem publicados na revista, não cabendo recursos. Os ensaios serão compostos de no mínimo 4 (quatro) e no máximo 10 (dez) fotografias. O autor deverá fornecer o título do ensaio, um pequeno texto introdutório com até 300 palavras, legendas e créditos para as fotos. O fotógrafo deverá ser necessariamente o autor ou um dos autores do ensaio. No caso, de aprovado o ensaio o autor fornecerá autorização de cessão de direitos autorais para a publicação conforme modelo a ser fornecido. As fotos deverão ser enviadas em meio digital, com resolução igual ou superior a 300 dpi, podendo ser em cores ou P&B;

IV – As demais contribuições não tem limites definidos a priori, no entanto, deverão ser analisadas pela Comissão Editorial antes de publicados.

Preparo dos manuscritos:

As seguintes normas devem ser observadas antes da submissão do manuscrito:

1. Os manuscritos devem ser enviados somente via eletrônica, através da página da revista no Portal de Revistas Científicas da UFMT (https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/) que utiliza o SEER. Para isso o autor deve ser cadastrado no sistema e submeter eletronicamente o arquivo na forma citada no item Normas Para Publicação;

2. O manuscrito deve começar com uma página de rosto contendo: Título da contribuição (em português, inglês e espanhol), resumo (até 150 palavras) e palavras-chave (no máximo cinco) em português, inglês e espanhol;

3. Páginas formato A4, Fonte Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, margens laterais de 3 centímetros, justificadas e numeradas no cabeçalho;

4. Para citações textuais com mais de três linhas usar Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço 1,0 entre linhas e recuo esquerdo de 3,0 cm;

5. Citações bibliográficas devem vir no corpo do texto seguindo a forma (autor, ano: página);

6. As notas deverão ser colocadas no rodapé em fonte Times New Roman com tamanho 10, espaço simples entre linhas, devem ser de natureza substantiva e tendo em média três linhas;

7. Tabelas e gráficos, quando houver, devem ser incorporados ao arquivo contendo o texto do manuscrito, podendo ser em fonte menor que 12, mas em um tamanho que seja suficiente para a compreensão do leitor;

8. Figuras e imagens, quando houver, devem ser incorporados ao arquivo contendo o texto do manuscrito;

9. O significado de Símbolos, Siglas e Abreviaturas, mesmo os conhecidos, devem ser indicados em nota de rodapé pelo menos na primeira vez;

10. Usar itálico para palavras estrangeiras, aspas para categorias "nativas" e citações textuais com menos de três linhas;

11. As Referências Bibliográficas, devem ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, observando-se as regras exemplificadas abaixo:

LIVRO – sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação: editora, ano. [LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.]

CAPÍTULO DE LIVRO - sobrenome do autor, nome do autor. Título do capítulo (com aspas). In: sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação: editora, data, páginas. [SIMMEL, G. "A Metrópole e a Vida Mental". In: VELHO, O. G. (org.). O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. pp. 11-25.]

ARTIGOS EM REVISTAS - sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (itálico), número do volume, número da edição (entre parênteses): páginas, ano [BRAH, A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, 26 (1): 329-376, 2006.]

TESES, DISSERTAÇÕES OU MONOGRAFIAS - sobrenome do autor, nome do autor. Título da dissertação ou tese (itálico). Disciplina, Universidade, data. [CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Urbanização e Tribalismo: A integração dos Terena numa sociedade de classes. Tese de Doutorado, Sociologia, USP, 1966.]

12. As cópias do texto submetido, juntamente com pareceres dos Consultores, serão enviadas ao autor (ao primeiro, se em coautoria ou ao autor indicado), exclusivamente em meio eletrônico pelo SEER, para que sejam feitas as correções/alterações sugeridas. Estas deverão ser devolvidas a Comissão Editorial do Periódico, exclusivamente em meio eletrônico pelo SEER, com as devidas correções e no tempo solicitado. Alterações ou acréscimos ao texto enviados após o seu registro poderão ser recusados;

13. O teor gramatical, independente de idioma, e científico dos trabalhos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). A Comissão Editorial poderá sugerir mudanças ou mesmo rejeitar a publicação de artigos caso o teor gramatical seja considerado insuficiente ou não condizente com a linguagem científica e gramatical a qual encontra-se o idioma do texto;

14. Casos omissos e não previstos serão analisados pela Comissão Editorial que decidirá como proceder.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.