A insuficiência do marxismo clássico para as demandas da América Latina: Sumak Kawsay, decolonialismo e alternativas sistêmicas

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v11i25.16308

Resumo

O presente artigo visa contextualizar o período de formulação teórica do marxismo e seu eurocentrismo intrínseco, tanto em sua natureza quanto em seus desdobramentos históricos, passando pela teoria da dependência e tentativas de reajustes de rota perante a realidade colonial a partir do teórico peruano José Carlos Mariátegui. Além disso, pontua críticas à sua leitura histórica e às suas relações de produção pela colonialidade do Poder. A partir disto, se disserta a respeito da necessidade das alternativas sistêmicas, que buscam maior coerência com a realidade dos povos endêmicos de Abya Yala e em diáspora na Améfrica Ladina. Por fim, este artigo se concentra na proposta cosmopolítica do “Bem Viver” (Sumak Kawsay).

Biografia do Autor

Gabriel D. Gruber, IEL/UNICAMP

Mestre em Linguística pelo IEL/UNICAMP. Graduado na licenciatura em Letras Português (2019), Letras Inglês (2020), bacharelado em Teologia (2020) pelo UNASP-EC, Pós-graduando em Tradução de Ingles pela Unesa. Membro do Grupo de Pesquisa em Línguas Ameríndias (UNICAMP), coordenado pelo professor Angel H. Corbera Mori. Pesquisador nas linhas de: decolonialidade, línguas indígenas, etnossintaxe, literatura hebraica clássica.

Emanuely Miranda, Labjor/UNICAMP

Mestra em Divulgação Científica e Cultural pela IEL/UNICAMP. Graduada em bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pelo UNASP-EC. Pesquisadora no grupo de pesquisa MultiTÃO: Prolifer-ar Artes Sub-vertendo Ciências. Pesquisando nas linhas de: ecofeminismo, espiritualidade e decolonialidade.

Karolyn Ferraz, UFRJ

Discente em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Compõe o projeto de pesquisa "Sistema da dívida, ondas longas e política fiscal no capitalismo dependente brasileiro: elementos para uma história do fundo público e da questão social no Brasil" (Lemarx-TMD/ESS-UFRJ), além do projeto de pesquisa e extensão "Construindo uma Educação antirracista, antissexista e antibullying na comunidade Rio das Pedras" (LADECORGEN/FE-UFRJ).

Downloads

Publicado

2024-09-02

Edição

Seção

Dossiê Cosmopolítica e Etnopolítica na Interseccionalidade do Movimento Indígena