“Além de surdo é bicha?” e, olhe a outra, “além de surda, sapatão!”: por uma historiografia de surdos gays e lésbicas a partir dos congressos da Rainbow Alliance of the Deaf

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v9i21.13769

Resumo

Partindo da perspectiva da história como criadora de realidades, este artigo de cunho bibliográfico-documental tem como objetivo tensionar possibilidades de trazer à luz vivências de gays e lésbicas surdas apagadas na história. Para isso, recorremos a uma série documental composta pelos programas das convenções realizadas pela Rainbow Alliance of the Deaf no recorte de 1978-1989. Os programas sugerem o nascimento de um movimento norte-americano de gays e lésbicas surdos inicialmente visando a troca de experiências entre gerações e o fomento de amizades e que se desdobra em eventos de cunho político-social com vistas a promoção dos diretos humanos para surdos com ênfase na educação, saúde, cultura e afirmação identitária em relação a ser gay, lésbica e surdo. Revelam ainda uma forma de bioreexistência capaz de tensionar as próprias comunidades surdas e colocar em suspenso, padrões aos quais as comunidades surdas gays e lésbicas acabavam por ceder.

Biografia do Autor

Gabriel Silva Xavier Nascimento, Instituto Federal de São Paulo

outorando em Educação Especial (UFSCar) e em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (Unifesp), Mestre em Educação (Ufes), Especialista em Libras (Finom), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UCM), Licenciado em Letras Português-Inglês (Uniube), atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Letras - Língua Portuguesa e Libras no Instituto Federal de São Paulo, integrante do grupo Grupo de Pesquisa em Inclusão Social-Educacional e Formação (Isef) e do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi). Tem experiência na área da Educação, com ênfase no ensino de língua portuguesa, língua inglesa e língua brasileira de sinais atuando principalmente nos seguintes eixos: acessibilidade para surdos e formação para professores e tradutores e intérpretes.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Políticas Públicas, Processos Formativos e Direito à Diferença