CAPITAL INTELECTUAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO: Percepção dos funcionários da Holding de um grupo de empresas goianas

Autores

  • José Julio de Siqueira Sartori julio.sartori@grupojosealves.com
    Centro Universitário Alves Faria
  • Herica Landi de Brito herica.landi@unialfa.com.br
    Centro Universitário Alves Faria

DOI:

10.30781/repad.v3i3.9153

Palavras-chave:

Capital Intelectual, Gestão do Conhecimento, Avaliação

Resumo

O objetivo do presente estudo é avaliar o capital intelectual e as praticas de gestão de conhecimento da holding de um grupo de empresas goianas a partir da perspectiva de seus colaboradores. Participaram da pesquisa 100 colaboradores que responderam aos seguintes instrumentos validados no Brasil: Escala de avaliação do Capital Intelectual e a Escala de Gestão do Conhecimento. Verificou-se que, entre os três elementos que compõem o Capital Intelectual, Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Relacional, o mais bem avaliado foi o Capital Estrutural (M=4,0) e o pior avaliado foi o Capital Humano (M=3,3). Com relação à Gestão do Conhecimento, o fator melhor avaliado foi a Orientação cultural para o conhecimento (M=4,0) e o pior avaliado foi o que se refere às Práticas formais de Gestão do Conhecimento (M=3,5). Ressalta-se a relevância da implantação estratégica de uma gestão com foco no conhecimento alinhada aos objetivos e estratégias organizacionais para que possa agregar valor a clientes internos e externos. Limitações e sugestão de novos estudos foram descritos.

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Biografia do Autor

José Julio de Siqueira Sartori, Centro Universitário Alves Faria

Mestre em Administração

Herica Landi de Brito, Centro Universitário Alves Faria

Psicológa, mestre e doutora em psicologia. Professora do Mestrado profisisonal em administração do Centro Universitário Alves Faria

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

SARTORI, J. J. de S.; BRITO, H. L. de. CAPITAL INTELECTUAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO: Percepção dos funcionários da Holding de um grupo de empresas goianas. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 98–114, 2019. DOI: 10.30781/repad.v3i3.9153. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9153. Acesso em: 3 dez. 2024.