ANÁLISE DA APLICABILIDADE DA FERRAMENTA CANVAS COMO ESTÍMULO DO EMPREENDEDORISMO AOS ACADÊMICOS NA UNEMAT – CAMPUS DIAMANTINO
DOI:
10.30781/repad.v2i3.6912Palavras-chave:
Empreendedorismo, Canvas, Universidade,Resumo
Empreender não significa abrir uma empresa física. Empreendedorismo está ligado às ações do individuo, é ser empreendedor. É possuir características empreendedoras e mostrar para o mundo ideias inovadoras, que normalmente vão contra ao que já está estabelecido como algo fora do comum. Competições, jornadas, eventos, palestras, tudo isso é válido e está sendo usado como ferramenta para instigar o empreendedorismo nas pessoas, por instituições ou por grandes empreendedores de sucesso. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do momento em que se percebeu que os acadêmicos do curso de administração da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Diamantino, pouco conheciam sobre ferramentas que estão sendo bastante utilizadas no mundo dos negócios atualmente. E então foi organizado um evento, “Jornada Empreendedora de Administração” para instigar o empreendedorismo aos acadêmicos através de atividades interativas e aplicabilidade da ferramenta Canvas, criada por Osterwalder em 2004, para desenvolver modelos de negócios inovadores. O evento foi desenhado com adaptações para a realidade do campus e realizado durante quatro noites. Os resultados foram que os acadêmicos conseguiram desenvolver negócios com diferenciais, e que o evento contribuiu tanto com o profissional quanto com o pessoal dos participantes.
Downloads
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4.ed. São Paulo: Manole, 2012.
COSTA, Alessandra Mello; BARROS, Denise Franca; MARTINS, Paulo Emílio Matos. A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor. Cadernos EBAPE. BR, v. 10, n. 2, artigo 6. Rio de Janeiro: FVG, 2012. p.357–375. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/cebape/v10n2/v10n2a07>. Acesso em: 24 set. 2017.
DIAS, K. N. SILVA, V. B. TOLFO, C. Relato de experiência: criação de negócios inovadores de base tecnológica a partir da disciplina de administração e empreendedorismo. Revista da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa. 13° Jornada. Congrega. Urcamp, 2016. Disponível em: <http://trabalhos.congrega.urcamp.edu.br/index.php/jpgp/article/view/329/1050>. Acesso em: 8 set. 2017.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
______.______. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=oKlayz7rBVIC&oi=fnd&pg=PA1&dq=dornelas+2008&ots=PJvKNjZ6wK&sig=ZioksPphH_9JYrFKaQHNIXNsA00&redir_esc=y#v=onepage&q=dornelas%202008&f=false>. Acesso em 18 de set. 2017.
FILION, Louis Jacques. Entendendo os Intraempreendedores como Visionistas. Revista de Negócios, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 65-80, abril/junho 2004.
GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. São Paulo: Revista de Administração de Empresas, 1995. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf >. Acesso em: 30 jul. 2017.
HENRIQUE, Daniel Christian. CUNHA, Sieglinde Kindl da. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2008, vol.9, n.5, pp.112-136. ISSN 1678-6971. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712008000500006 >. Acesso em: 28 set. 2017.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
MIGLIOLI, Afrânio Maia. TRAINA, Antônio Fernando. TACHIBANA, Wilson Kendy. Empreendedorismo: a importância de se planejar o negócio antes de torná-lo realidade. Bauru: XIII SIMPEP, 2006.
MOROSINI, Marilia. Organizadora. A universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. Disponível em: < file:///C:/Users/'maiza/SkyDrive/Documentos/TCC/Artigo%20-%20universidade%20do%20Brasil.pdf >. Acesso em 3 ago. 2017.
NASSIF, Vânia Maria Jorge. ANDREASSI, Tales. SIMÕES, Fabíola. Competências Empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? v. 8, n. 3, São Paulo: Revista de Administração e Inovação, 2011. p.33-54.
SALVI, E. J. at al. A influência da disciplina de empreendedorismo no comportamento e nas atitudes empreendedoras: percepção dos alunos que frequentaram a disciplina no Centro Universitário UNIVATES. VII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2010.
SEBRAE NACIONAL. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae>. Acesso em 18 set. 2017
SEBRAE. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Marco Aurélio Bedê (Coord.) – Brasília: Sebrae, 2016. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf>. Acesso em 17 set. 2017.
SILVA, Allan Ferreira da. Et al. Análise Bibliométrica Sobre Intraempreendedorismo e Seus Direcionamentos. Revista FOCO: Periódico dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Administração e Recursos Humanos. V.10, nº3, p. 46- 66, ago./dez. 2017. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Kamille_Ramos_Torres/publication/321508765_Versao_completa_v10_n3_ago_dez_2017/links/5a94516e45851535bcdab06b/Versao-completa-v10-n3-ago-dez-2017.pdf#page=48 >. Acesso em: 16 set. 2018.
ZAMPIER, Marcia Aparecida. Et al. Intraempreendedorismo Feminino e Desenvolvimento de Competências Empreendedoras: Um Estudo de Caso com Professoras de Programas de Mestrado e Doutorado em Administração de Curitiba-PR. Curitiba: Revista Economia & Gestão – v. 11, n. 25, jan./abril. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.