ANÁLISE DA APLICABILIDADE DA FERRAMENTA CANVAS COMO ESTÍMULO DO EMPREENDEDORISMO AOS ACADÊMICOS NA UNEMAT – CAMPUS DIAMANTINO

Autores

DOI:

10.30781/repad.v2i3.6912

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Canvas, Universidade,

Resumo

Empreender não significa abrir uma empresa física. Empreendedorismo está ligado às ações do individuo, é ser empreendedor. É possuir características empreendedoras e mostrar para o mundo ideias inovadoras, que normalmente vão contra ao que já está estabelecido como algo fora do comum. Competições, jornadas, eventos, palestras, tudo isso é válido e está sendo usado como ferramenta para instigar o empreendedorismo nas pessoas, por instituições ou por grandes empreendedores de sucesso. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do momento em que se percebeu que os acadêmicos do curso de administração da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Diamantino, pouco conheciam sobre ferramentas que estão sendo bastante utilizadas no mundo dos negócios atualmente. E então foi organizado um evento, “Jornada Empreendedora de Administração” para instigar o empreendedorismo aos acadêmicos através de atividades interativas e aplicabilidade da ferramenta Canvas, criada por Osterwalder em 2004, para desenvolver modelos de negócios inovadores. O evento foi desenhado com adaptações para a realidade do campus e realizado durante quatro noites. Os resultados foram que os acadêmicos conseguiram desenvolver negócios com diferenciais, e que o evento contribuiu tanto com o profissional quanto com o pessoal dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiza Maria Lachman, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Diamantino/MT. Interesse por empreendedorismo e negócios inovadores. Atualmente trabalhando na esfera pública, na Secretaria Municipal de Planejamento.

Walmilso Castorino de Campos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Walmilso Castorino de Campos, especialista na área de Gestão de Pessoas, Financeiro e orçamentário e docência no nível superior, atualmente trabalha como professor universitário na UNEMAT Campus Diamantino, trabalhando com as disciplinas de Empreendedorismo e Plano de Negócios, Gestão Estratégica e Gestão de Pessosas.Atua em paralelo como consultor na área contábil, mais especificamente com sistemas de informações gerenciais para Escritórios de Contabilidade, fazendo levantamento dos dados sobre como otimizar os processos internos a partir da utilização correta da tecnologia ja existente nos escritórios, afim de atender todas as exigências fiscais do Governo.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4.ed. São Paulo: Manole, 2012.

COSTA, Alessandra Mello; BARROS, Denise Franca; MARTINS, Paulo Emílio Matos. A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor. Cadernos EBAPE. BR, v. 10, n. 2, artigo 6. Rio de Janeiro: FVG, 2012. p.357–375. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/cebape/v10n2/v10n2a07>. Acesso em: 24 set. 2017.

DIAS, K. N. SILVA, V. B. TOLFO, C. Relato de experiência: criação de negócios inovadores de base tecnológica a partir da disciplina de administração e empreendedorismo. Revista da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa. 13° Jornada. Congrega. Urcamp, 2016. Disponível em: <http://trabalhos.congrega.urcamp.edu.br/index.php/jpgp/article/view/329/1050>. Acesso em: 8 set. 2017.

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 1999.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

______.______. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=oKlayz7rBVIC&oi=fnd&pg=PA1&dq=dornelas+2008&ots=PJvKNjZ6wK&sig=ZioksPphH_9JYrFKaQHNIXNsA00&redir_esc=y#v=onepage&q=dornelas%202008&f=false>. Acesso em 18 de set. 2017.

FILION, Louis Jacques. Entendendo os Intraempreendedores como Visionistas. Revista de Negócios, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 65-80, abril/junho 2004.

GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. São Paulo: Revista de Administração de Empresas, 1995. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf >. Acesso em: 30 jul. 2017.

HENRIQUE, Daniel Christian. CUNHA, Sieglinde Kindl da. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2008, vol.9, n.5, pp.112-136. ISSN 1678-6971. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712008000500006 >. Acesso em: 28 set. 2017.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

MIGLIOLI, Afrânio Maia. TRAINA, Antônio Fernando. TACHIBANA, Wilson Kendy. Empreendedorismo: a importância de se planejar o negócio antes de torná-lo realidade. Bauru: XIII SIMPEP, 2006.

MOROSINI, Marilia. Organizadora. A universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. Disponível em: < file:///C:/Users/'maiza/SkyDrive/Documentos/TCC/Artigo%20-%20universidade%20do%20Brasil.pdf >. Acesso em 3 ago. 2017.

NASSIF, Vânia Maria Jorge. ANDREASSI, Tales. SIMÕES, Fabíola. Competências Empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? v. 8, n. 3, São Paulo: Revista de Administração e Inovação, 2011. p.33-54.

SALVI, E. J. at al. A influência da disciplina de empreendedorismo no comportamento e nas atitudes empreendedoras: percepção dos alunos que frequentaram a disciplina no Centro Universitário UNIVATES. VII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2010.

SEBRAE NACIONAL. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae>. Acesso em 18 set. 2017

SEBRAE. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Marco Aurélio Bedê (Coord.) – Brasília: Sebrae, 2016. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf>. Acesso em 17 set. 2017.

SILVA, Allan Ferreira da. Et al. Análise Bibliométrica Sobre Intraempreendedorismo e Seus Direcionamentos. Revista FOCO: Periódico dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Administração e Recursos Humanos. V.10, nº3, p. 46- 66, ago./dez. 2017. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Kamille_Ramos_Torres/publication/321508765_Versao_completa_v10_n3_ago_dez_2017/links/5a94516e45851535bcdab06b/Versao-completa-v10-n3-ago-dez-2017.pdf#page=48 >. Acesso em: 16 set. 2018.

ZAMPIER, Marcia Aparecida. Et al. Intraempreendedorismo Feminino e Desenvolvimento de Competências Empreendedoras: Um Estudo de Caso com Professoras de Programas de Mestrado e Doutorado em Administração de Curitiba-PR. Curitiba: Revista Economia & Gestão – v. 11, n. 25, jan./abril. 2011.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

LACHMAN, M. M.; DE CAMPOS, W. C. ANÁLISE DA APLICABILIDADE DA FERRAMENTA CANVAS COMO ESTÍMULO DO EMPREENDEDORISMO AOS ACADÊMICOS NA UNEMAT – CAMPUS DIAMANTINO. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 125–143, 2018. DOI: 10.30781/repad.v2i3.6912. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/6912. Acesso em: 26 abr. 2024.