A criança na educação infantil: por entre Emílias e Chapeuzinhos

Autores

  • Daniela B. S. FREIRE ANDRADE freire.d@terra.com.br
    ufmt

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v16i31.5188


Palavras-chave:

Educação Infantil. Linearidade. Narrativa.

Resumo

Este texto propõe uma reflexão acerca do potencial emancipatório da Educação Infantil. Baseia-se nas proposições de que a mente de todo ser humano é constituída pelos discursos nos quais estão envolvidos, tanto no âmbito privado, quanto no público, e que a ação humana é intrinsecamente relacionada à procura de significados na cultura. Analisa alguns aspectos da lógica binária presente nos discursos partilhados no referido contexto, articulando-os com as no- ções de linearidade e narrativa. Apresenta a idéia da Educação Infantil como um espaço narrativo próximo ao significado de emancipação.

Downloads

Biografia do Autor

  • Daniela B. S. FREIRE ANDRADE, ufmt
    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, Grupo de Pesquisa Educação e Psicologia (GPEP). (freire.d@terra. com.br)

Referências

ARENDT, H. A vida do espírito. Tradução de Antônio Abranches e César Augusto R. de Almeida. 5 ed. Rio de �aneiro: Relume Dumará. 2002.

BATISTINI, A. M.; CHICCO, E.; MELA, A. O espaço e a criança: em busca de segurança e aventura. In: DEL RIO, V.; DUARTE, C. R. ; HEINGANTZ, P. A.(Org.). Projeto do lugar: colaboração entre Psicologia, Arquitetura e Urbanismo.Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2002. p. 211-219. (Coleção ProArq.).

BUARQUE, F. Chapeuzinho Amarelo. São Paulo: José Olympio, 2003.

SENNETT, R. The conscience of the eye: the design and social life of cities. �ew York: Norton & Company, 1990.

SIMPSON, T. A. Streets, sidewalks, stores and stories: narrative and uses of urban space. Journal of contemporany ethnography, Londres, v. 29, n. 6, p. 682-716,2000. Disponível em: <http://jce.sagepub.com>. Acesso em: 30 out. 2004.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

A criança na educação infantil: por entre Emílias e Chapeuzinhos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 97–104, 2017. DOI: 10.29286/rep.v16i31.5188. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5188. Acesso em: 7 abr. 2025.