A criança na educação infantil: por entre Emílias e Chapeuzinhos

Autores

  • Daniela B. S. FREIRE ANDRADE freire.d@terra.com.br
    ufmt

DOI:

10.29286/rep.v16i31.5188

Palavras-chave:

Educação Infantil. Linearidade. Narrativa.

Resumo

Este texto propõe uma reflexão acerca do potencial emancipatório da Educação Infantil. Baseia-se nas proposições de que a mente de todo ser humano é constituída pelos discursos nos quais estão envolvidos, tanto no âmbito privado, quanto no público, e que a ação humana é intrinsecamente relacionada à procura de significados na cultura. Analisa alguns aspectos da lógica binária presente nos discursos partilhados no referido contexto, articulando-os com as no- ções de linearidade e narrativa. Apresenta a idéia da Educação Infantil como um espaço narrativo próximo ao significado de emancipação.

Downloads

Biografia do Autor

Daniela B. S. FREIRE ANDRADE, ufmt

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, Grupo de Pesquisa Educação e Psicologia (GPEP). (freire.d@terra. com.br)

Referências

ARENDT, H. A vida do espírito. Tradução de Antônio Abranches e César Augusto R. de Almeida. 5 ed. Rio de �aneiro: Relume Dumará. 2002.

BATISTINI, A. M.; CHICCO, E.; MELA, A. O espaço e a criança: em busca de segurança e aventura. In: DEL RIO, V.; DUARTE, C. R. ; HEINGANTZ, P. A.(Org.). Projeto do lugar: colaboração entre Psicologia, Arquitetura e Urbanismo.Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2002. p. 211-219. (Coleção ProArq.).

BUARQUE, F. Chapeuzinho Amarelo. São Paulo: José Olympio, 2003.

SENNETT, R. The conscience of the eye: the design and social life of cities. �ew York: Norton & Company, 1990.

SIMPSON, T. A. Streets, sidewalks, stores and stories: narrative and uses of urban space. Journal of contemporany ethnography, Londres, v. 29, n. 6, p. 682-716,2000. Disponível em: <http://jce.sagepub.com>. Acesso em: 30 out. 2004.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

FREIRE ANDRADE, D. B. S. A criança na educação infantil: por entre Emílias e Chapeuzinhos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 97–104, 2017. DOI: 10.29286/rep.v16i31.5188. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5188. Acesso em: 23 nov. 2024.