A criança na educação infantil: por entre Emílias e Chapeuzinhos

Autores

  • Daniela B. S. FREIRE ANDRADE freire.d@terra.com.br
    ufmt

DOI:

10.29286/rep.v16i31.5188

Palavras-chave:

Educação Infantil. Linearidade. Narrativa.

Resumo

Este texto propõe uma reflexão acerca do potencial emancipatório da Educação Infantil. Baseia-se nas proposições de que a mente de todo ser humano é constituída pelos discursos nos quais estão envolvidos, tanto no âmbito privado, quanto no público, e que a ação humana é intrinsecamente relacionada à procura de significados na cultura. Analisa alguns aspectos da lógica binária presente nos discursos partilhados no referido contexto, articulando-os com as no- ções de linearidade e narrativa. Apresenta a idéia da Educação Infantil como um espaço narrativo próximo ao significado de emancipação.

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Biografia do Autor

Daniela B. S. FREIRE ANDRADE, ufmt

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, Grupo de Pesquisa Educação e Psicologia (GPEP). (freire.d@terra. com.br)

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Publicado

2017-06-13

Como Citar

FREIRE ANDRADE, D. B. S. A criança na educação infantil: por entre Emílias e Chapeuzinhos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 97–104, 2017. DOI: 10.29286/rep.v16i31.5188. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5188. Acesso em: 27 abr. 2024.