O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life
DOI:
10.29286/rep.v21i46.416Palavras-chave:
Gênero. Escolas. Caderno escolar. Ensino fundamental.Resumo
Este artigo pretende, a partir de breve discussão sobre o conceito de gênero, mostrar como ele pode ser útil para entender as questões centrais na agenda educacional brasileira e no cotidiano da prática pedagógica, utilizando como um exemplo os cadernos escolares. Muitos outros aspectos poderiam ser abordados e não é intenção esgotá-los, apenas sugerir uma maneira de pensar a prática docente, incorporando um conceito de gênero. Argumenta-se pela necessidade de investigar as relações de gênero nas escolas, para além da sexualidade e da educação sexual, a fim de iluminar nossas práticas e a formação de professores/as com um novo olhar.Downloads
Referências
CARVALHO, Marilia Pinto de. No coração da sala de aula: gênero e trabalho docente nas séries iniciais. São Paulo: Xamã, 1999.
______. Avaliação escolar, gênero e raça. Campinas: Papirus, 2009.
MONEY, J. Sex errors of the body. Baltimore: The Jonhs Hopkins University Press, 1968.
NICHOLSON, Linda. Interpreting gender. Sings: journal of women in culture and society, Chicago, v . 20, n. 1, 1994.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 16, v. 2, jul./dez., 1990.
______. Igualdad versus diferencia: los usos de la teoría postestructuralista. Debate Feminista, Mexico D.F., v. 5, mar. 1992.
______. Prefácio a Gender and the politics of History. Cadernos Pagu, Campinas, n. 3, 1994.
STOLLER, R. J. Presentations of gender, New Haven, CT: Yale University, 1985.
VARIKAS, Eleni. Gênero, experiência e subjetividade: a propósito do desacordo Tilly-Scott. Cadernos Pagu, Campinas, v. 3, p. 63-84, 1994.
VIANNA, Cláudia; UNBEHAUM, Sandra. Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil. Educação
& Sociedade, v. 28, p. 231-258, 2006.
Recebimento em: 10/03/2012.
Aceite em: 14/03/2012.