Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições

Autores

  • Maria das Graças Martins da Silva gracams2@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá/MT
  • Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim Martins joira.martins@gmail.com
    Servidora da Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.29286/rep.v27i64.3087

Palavras-chave:

Internacionalização. Transnacionalização. Educação superior.

Resumo

ResumoO texto analisa a concepção e a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), estabelecendo relação com ideias norteadoras sobre internacionalização e transnacionalização da educação superior. Do ponto de vista metodológico, vale-se da pesquisa documental e bibliográfica. Adota-se a ideia de internacionalização da educação superior como troca mútua e solidária no campo acadêmico; de outra parte, entende-se que a transnacionalização expressa a agenda do mercado e do privado. A partir dos dados, conclui-se que o CsF é anunciado como um processo de internacionalização da educação superior no Brasil, porém, o seu funcionamento revela características da transnacionalização.

Palavras-chave: Internacionalização. Transnacionalização. Educação Superior.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Martins da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá/MT

Docente do Instituto de Educação, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim Martins, Servidora da Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação. Servidora da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

SILVA, M. das G. M. da; MARTINS, J. A. L. de O. A. Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 64, p. 111–131, 2017. DOI: 10.29286/rep.v27i64.3087. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3087. Acesso em: 2 maio. 2024.