O tutor no ensino a distância: uma forma de precarização do trabalho docente?

Autores

DOI:

10.29286/rep.v22i51.1261

Palavras-chave:

Ensino a Distância. Precarização. Trabalho. Tutor.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar asimplicações da ampliação do Ensino a Distância(EAD) para o trabalho docente e sua relaçãocom as transformações no mundo do trabalho,focalizando as análises nos profissionais queatuam como tutores nesses cursos. Contoucom dois procedimentos que se complementaramno desenvolvimento da investigação: umestudo dos registros referentes ao EAD e umapesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso.A investigação qualitativa foi desenvolvida emuma instituição de Ensino Superior onde foramrealizadas entrevistas com os tutores do EAD.

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Biografia do Autor

Valdelaine MENDES, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora da Universidade Federal de Pelotas, Licenciada em Educação Física (UFPel), Bacharel eLicenciada em Ciências Sociais (UFPel), Mestre em Educação (UNIMEP), Doutora em Educação (USP),Pós-doutora em Educação/USP. Endereço: Rua Barão de Butuí, 281, apto. 702. Pelotas-RS.

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Publicado

2013-09-28

Como Citar

MENDES, V. O tutor no ensino a distância: uma forma de precarização do trabalho docente?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 51, p. 855–877, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i51.1261. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1261. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores