O ESPORTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NOS PERIÓDICOS DA CAPES

Tiago Nunes Medeiros, Maiara Pelisser, Caroline de Oliveira Lemos, Felipe Martins Cunha, Fabiano Bossle

Resumo


O presente estudo trata do esporte no currículo da Educação Física Escolar (EFIE), no qual apresenta como problema de pesquisa: Como o esporte se manifesta no currículo da Educação Física Escolar? A pesquisa tem por objetivo compreender o esporte no currículo da EFIE a partir de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Deste modo, realizou-se uma busca a partir dos descritores Educação Física Escolar, Currículo e Esporte. O processo seguinte foi analisar os textos para conferir a centralidade dos descritores na produção científica. Dentre as informações coletadas, destaca-se que a EFIE que vem sendo desenvolvida no currículo, reproduz no esporte a ideia da competição, do treino e do rendimento, como conteúdo predominante. Conclui-se através da perspectiva dos autores que o esporte tem se manifestado no currículo da Educação Física escolar como um elemento pouco crítico e reflexivo.


Palavras-chave


Educação Física; Currículo; Esporte

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTO, Alvaro Aldolfo Duarte; FIGUEIRA JUNIOR, Aylton José. Percepções de determinantes bioculturais da atividade física e associação com características pessoais e profissionais de professores de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Paraná, v. 38, nº 3, p. 275-282, 2016.

ALTMANN, Helen; AYOUB, Eliana; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gênero na Prática Docente em Educação Física: “Meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar”? Estudos Feministas. Florianópolis, v.19, nº 2, p. 491-501, 2011.

ARAUJO, Pablo Aires; SOUZA, Maristela da Silva; RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares. Revista Motricidade. V.10, nº 4, p. 3-15, 2014

BETTI, Mauro. Educação Física e Sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na Escola: Mas é só isso professor? Revista Motriz. Rio Claro, v.1, nº 1, p. 25-31, 1999.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v.1, nº 1, p. 73-81, 2002.

BETTI, Mauro. Educação Física Escolar Ensino e Pesquisa – Ação. Ijuí: Unijuí, 2015.

CARVALHO, Sergio Frank; SILVA, Sheila Aparecida Pereira Santos; NISTA- PICCOLO, Vilma Leni; MOREIRA, Wagner Wey; NUNES, Hugo Cesar Bueno. Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de educação física escolar e reações percebidas nos alunos. Revista Motricidade. V.8, nº 1, p. 67-77, 2012.

COUTINHO, Renato Xavier; SOARES, Max Castelhano; FOLMER, Vanderlei; PUNTEL, Robson Luiz. Análise da produção de conhecimento da educação física brasileira sobre o cotidiano escolar. Revista Brasileira de Pós - Graduação. Brasília, v.9, nº 17, p. 491-516, 2012.

DARIDO, Suraya Cristina. O contexto da educação física escolar. In: DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

EUSSE, Karen Lorena Gil; BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão de. A prática pedagógica como obra de arte: aproximações a estética do professor- artista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Paraná, v. 38, nº1, p.11-17, 2016.

FERRAZ, Osvaldo Luiz; CORREIA, Walter Roberto. Teorias curriculares, perspectivas teóricas em educação física escolar e implicações para a formação docente. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v.26, nº 3, p. 531-540, 2012.

FRANCO, Neil. Gênero e Esporte: masculinidades e feminilidades na escola. Estudos feministas. Florianópolis, v. 24, nº 2, p. 665-668, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010.

GIROUX, Henry A. “Praticando estudos culturais na faculdade de educação”. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOMES, Marta Correa; SANTOS, Leonardo José Mataruna dos; SILVA, Paulo Rodrigo Pedroso da. Educação Olímpica para Quê? Educação Olímpica para Quem? Representações e Práticas para uma Pedagogia Crítica do Olimpismo em Tópicos Especiais – O Doping entre Escolares. Podium. São Paulo, v. 3, nº 1, p. 38-48, 2014.

KUNZ, Elenor. Educação física: ensino e mudanças. 3ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2012.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

LUGUETTI, Carla Nascimento; FERRAZ, Osvaldo Luiz; NUNOMURA, Myrian; BÖHME, Maria Tereza Silveira. O planejamento das práticas esportivas escolares no ensino fundamental na cidade de Santos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Paraná, v. 37, nº4, p.314-322, 2015.

MARTINI, Cristiane Oliveira Pisani; VIANA, Juliana de Alencar. “Jogando” com as diferentes linguagens: a atualização dos jogos na educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Paraná, v. 38, nº 3, p. 243-250, 2016.

MILLEN NETO, Alvaro Rego; FERREIRA, Alexandre da Costa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Políticas de esporte escolar e a construção social do currículo de educação física. Revista Motriz. Rio Claro, v.17, nº 3, p. 416-423, 2011.

NASCIMENTO, Ilário Antonio do; SANTOS, Rosélio Francisco dos. ALUNOS ATLETAS DE FUTSAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES APRESENTAM OU NÃO RENDIMETO ESCOLAR SATISFATÓRIO? Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo, v.2, nº 6, p. 179-184, 2010.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Contribuições dos Estudos Culturais para o Currículo de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Paraná, v. 33, nº 3, p. 671-685, 2011.

PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. A legitimidade do moderno sentido de esporte: um olhar sobre a história do esporte no Brasil. Coletânea do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação. Belo Horizonte : UFMG/EEF, 1996.

PUCHTA, Diogo Rodrigues; OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX). Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Paraná, v.37, nº 3, p. 272-279, 2015.

ROCHA JUNIOR, Coriolano Pereira; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Percepções e análises sobre o uso da história no Coletivo de Autores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Paraná, v. 92, nº 1, p. 1-7, 2015

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª Edição. Porto Alegre: Editora Artmed. 2000. Tradução Ernani F. da F. Rosa.

SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flávio (Orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.

SALES, Shirlei Rezende; PARAÍSO, Marlucy Alves. JUVENTUDE CIBORGUE E A TRANSGRESSÃO DAS FRONTEIRAS DE GÊNERO. Estudos Feministas. Florianópolis, v.19, nº 2, p.535-548, 2011.

SILVA, Tomas Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. 2007.

SOARES, Carmen Lucia; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; VARJAL, Maria Elizabeth Medicis; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUZA JUNIOR, Marcílio. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO ESCOLAR E O ESPORTE (IM) POSSIBILIDADE DE REMEDIAR O RECENTE FRACASSO ESPORTIVO. Revista Pensar a Prática. Góias, v.4, nº 1, p. 19-30, 2001.

TENÓRIO, Kadja Michele Ramos; OLIVEIRA, Rodrigo Falcão Cabral de; LIMA, Ricardo Bezerra Torres; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira; MELO, Marcelo Soares Tavares de; Souza júnior, Marcílio. Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Paraná, v.37, nº 3, p.280-288, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Corpoconsciência

Revista Corpoconsciência

Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - FEF/UFMT

Avenida Fernando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, CEP 78060-900

E-mail: ecmmoreira@uol.com.br