O método de ensino da História

um desafio epistemológico e didático para a ciência histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1266

Palavras-chave:

Método de ensino da história. Epistemologia. Didática da história.

Resumo

O presente artigo debate a inclusão da epistemologia na reflexão e desenvolvimento dos métodos de ensino da história. A partir da análise de três perspectivas epistemológicas: a antropologia dialética histórica, a antropologia dos saberes e a antropologia histórica, questiona se os métodos de ensino desta disciplina devem surgir de forma exógena a ciência da história, como pensados a partir da didática geral e dos pressupostos da transposição didática, ou, de forma endógena a esta ciência, como apontado pela matrize disciplinar da história rüseriana.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bolsista CNPQ e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação História (LAPEDUH/UFPR).

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Publicado

2023-10-12

Como Citar

Vilhena, J. S., & Schmidt, M. A. (2023). O método de ensino da História: um desafio epistemológico e didático para a ciência histórica. Revista Territórios E Fronteiras, 16(2), 255–271. https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1266

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