A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NOS CENTROS EDUCACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS
Resumo
O artigo perpassa pelo processo de inclusão dos estudantes surdos nas escolas de educação básica do agreste alagoano. E tem como objetivo investigar sob a perspectiva do tradutor intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), se as práticas pedagógicas utilizadas pelos centros educacionais, contribui para o desenvolvimento educacional do surdo. Com isso, pode-se perceber quais são os desdobramentos das técnicas e/ou práticas pedagógicas utilizadas pelos centros educacionais. A metodologia utilizada na pesquisa foi de ordem qualitativa, descritiva com a perspectiva de compreender o fenômeno estudado, por intermédio do procedimento estudo de caso. Os instrumentos metodológicos utilizados foram de observação e entrevista, realizados entre dezembro de 2018 a abril de 2019. Para esse estudo, foi utilizado como aporte teórico autores que dialogam a educação e práticas pedagógicas bilíngue (Libras/português), com vistas sobre particularidade da língua de sinais, e intérpretes de Libras, Kalatai e Streiechen (2019); Perlin e Strobel (2019). No tocante aos resultados, analisamos que há dificuldade de ensino e aprendizagem entre professor, estudante surdo e intérprete de Libras, que deve comprometer o desenvolvimento social, linguístico, cultural e aprendizado do surdo. A respeito do ambiente escolar, analisamos que a realidade vivida pelos mesmos deixa a desejar, a exemplo da necessidade de prática pedagógica visual e melhoria de diálogo entre professor de sala de aula regular, professor de (AEE) Atendimento Educacional Especializado, intérprete de Libras voltados para os surdos.Downloads
Publicado
2023-05-08
Como Citar
de Freitas, L. E. S. (2023). A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NOS CENTROS EDUCACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS. Revista Panorâmica Online, 38(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1368
Edição
Seção
Inclusão Escolar