A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NOS CENTROS EDUCACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS

Autores

  • Lidiane Eodoria Santos de Freitas Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumo

O artigo perpassa pelo processo de inclusão dos estudantes surdos nas escolas de educação básica do agreste alagoano. E tem como objetivo investigar sob a perspectiva do tradutor intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), se as práticas pedagógicas utilizadas pelos centros educacionais, contribui para o desenvolvimento educacional do surdo. Com isso, pode-se perceber quais são os desdobramentos das técnicas e/ou práticas pedagógicas utilizadas pelos centros educacionais. A metodologia utilizada na pesquisa foi de ordem qualitativa, descritiva com a perspectiva de compreender o fenômeno estudado, por intermédio do procedimento estudo de caso. Os instrumentos metodológicos utilizados foram de observação e entrevista, realizados entre dezembro de 2018 a abril de 2019. Para esse estudo, foi utilizado como aporte teórico autores que dialogam a educação e práticas pedagógicas bilíngue (Libras/português), com vistas sobre particularidade da língua de sinais, e intérpretes de Libras, Kalatai e Streiechen (2019); Perlin e Strobel (2019). No tocante aos resultados, analisamos que há dificuldade de ensino e aprendizagem entre professor, estudante surdo e intérprete de Libras, que deve comprometer o desenvolvimento social, linguístico, cultural e aprendizado do surdo. A respeito do ambiente escolar, analisamos que a realidade vivida pelos mesmos deixa a desejar, a exemplo da necessidade de prática pedagógica visual e melhoria de diálogo entre professor de sala de aula regular, professor de (AEE) Atendimento Educacional Especializado, intérprete de Libras voltados para os surdos.

Biografia do Autor

Lidiane Eodoria Santos de Freitas, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Inclusão Escolar Fast Track do evento I SEMEDUC 

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

de Freitas, L. E. S. (2023). A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NOS CENTROS EDUCACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS. Revista Panorâmica Online, 38(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1368