GAMIFICAÇÃO: A APLICABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA LÚDICA
Resumen
A educação por muito tempo se baseou apenas em teorias tradicionais, mas que hoje, possuem teorias progressistas que veem o aluno de modo diferenciado. As metodologias ativas são abordagens de aprendizagem centradas no aluno. Ele possui papel ativo no seu processo de aprendizagem. O professor nessa abordagem tem papel de mediador. São consideradas como metodologias ativas a sala de aula invertida, ensino híbrido, promoção de seminários e discussões, a gamificação, entre outros. Este artigo tem por objetivo investigar como o professor pode se utilizar da gamificação como estratégia didática que auxilia na construção do conhecimento de uma forma lúdica. A partir do método de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, concluiu-se que as mudanças nas práticas pedagógicas tornaram-se cada vez mais fundamentais, por isso o professor tem papel fundamental para pensar a integração entre a gamificação e as estratégias pedagógicas, propiciando ao aluno um aprendizado ativo. Através da aplicabilidade da gamificação como metodologia de ensino é possível identificar sua interface com a prática pedagógica, agregando ao ambiente educacional uma flexibilidade de ensino, entre as práticas tradicionais com as novas ferramentas metodológicas de ensino.Descargas
Publicado
2023-03-14
Cómo citar
Rodrigues, A. P. ., & Netto, C. . (2023). GAMIFICAÇÃO: A APLICABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA LÚDICA. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1573
Número
Sección
Artigos de fluxo contínuo