ADAPTAÇÃO CULTURAL: TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DA VERSÃO BRASILEIRA DO INSTRUMENTO INTERPERSONAL BEHAVIOR QUESTIONNAIRE IN PHYSICAL EDUCATION

Authors

  • Hermê Fellipo Bordoni Caldeira
  • Jânio Luís Correia Júnior
  • Marina Pereira Gonçalves
  • Ricardo de Freitas Dias

Abstract

Objetivo: Traduzir o IBQPE para o português do Brasil e adaptá-lo culturalmente para adolescentes com idade entre 13 e 17 anos. Método: A tradução e adaptação cultural foram realizadas com as seguintes etapas: tradução e síntese da tradução do instrumento, avaliação e síntese por 5 especialistas, 50 profissionais de educação física e 50 participantes no estudo piloto. A retro-tradução e síntese da retro-tradução e análise do conteúdo pelo autor da versão original do IBQPE. Para avaliar a concordância entre os juízes, foi realizado o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) enquanto que para avaliar a confiabilidade, utilizou-se o Kappa ponderado quadrático. Resultados: Após a avaliação dos especialistas, a versão traduzida apresentou em todas as equivalências avaliadas (semântica, idiomática, cultural, conceitual) valores acima de 0,90 classificando-as de quase perfeita. Após a avaliação dos profissionais o CVCt foi de 0,91 e apresentando grau de concordância superior a 90%. Ao avaliar o grau de clareza, adequação e compreensão, pelo público-alvo do questionário, os valores médios da escala Likert foram de 4,74, 4,68 e 4,71, respectivamente (CVCt = 0,95). Conclusão: É possível afirmar que o IBQPE-BRA, comprovou-se válido em sua qualidade de conteúdo, clareza, compreensão e consistência interna.

Published

2023-05-08

How to Cite

Bordoni Caldeira, H. F. ., Correia Júnior, J. L. ., Pereira Gonçalves, M. ., & de Freitas Dias, R. . (2023). ADAPTAÇÃO CULTURAL: TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DA VERSÃO BRASILEIRA DO INSTRUMENTO INTERPERSONAL BEHAVIOR QUESTIONNAIRE IN PHYSICAL EDUCATION. Revista Panorâmica Online, 38(1). Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1594

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo