GAMIFICAÇÃO: A APLICABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA LÚDICA

Autores

  • Ana Paula Rodrigues
  • Carla Netto

Resumo

A educação por muito tempo se baseou apenas em teorias tradicionais, mas que hoje, possuem teorias progressistas que veem o aluno de modo diferenciado. As metodologias ativas são abordagens de aprendizagem centradas no aluno. Ele possui papel ativo no seu processo de  aprendizagem. O professor nessa abordagem tem papel de mediador. São consideradas como metodologias ativas a sala de aula invertida, ensino híbrido, promoção de seminários e discussões, a gamificação, entre outros. Este artigo tem por objetivo investigar como o professor pode se utilizar da gamificação como estratégia didática que auxilia na construção do conhecimento de uma forma lúdica. A partir do método de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, concluiu-se que as mudanças nas práticas pedagógicas tornaram-se cada vez mais fundamentais, por isso o professor tem papel fundamental para pensar a integração entre a gamificação e as estratégias pedagógicas, propiciando ao aluno um aprendizado ativo. Através da aplicabilidade da gamificação como metodologia de ensino é possível identificar sua interface com a prática pedagógica, agregando ao ambiente educacional uma flexibilidade de ensino, entre as práticas tradicionais com as novas ferramentas metodológicas de ensino.

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

Rodrigues, A. P. ., & Netto, C. . (2023). GAMIFICAÇÃO: A APLICABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA LÚDICA. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1573

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo