RESSIGNIFICANDO AS VISÕES DE CORPO E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS
AS TRAVESTIS EM FOCO
Resumo
Objetivamos analisar por meio deste artigo o que representou o processo de escolarização das travestis nas aulas de Educação Física Escolar e, dessa forma, contextualizar a história do corpo com momentos fortemente marcados na contemporaneidade. Bem como, um convite à reflexão, pois apesar de aparentemente simples, pode ser tomado como exemplo, não só para os profissionais da Educação Física, mas que possa sensibilizar outros profissionais, a fim de alcançar outras questões sociais de grande relevância para a inclusão social. Apesar da amplitude do assunto, tivemos a oportunidade de mostrar que o tema pesquisado foi bastante relevante, pois não significou que toda e qualquer possibilidade fosse esgotada, ao contrário, novas realidades se afloraram e abriu-se um novo olhar para o mundo das travestis no processo de educativo, o que caracterizou uma mudança singular nas estruturas da pesquisa, apoiada em um discurso que valoriza o indivíduo em suas relações humanas na contemporaneidade. Para o desenvolvimento de nossa investigação utilizamos a pesquisa qualitativa com características etnográficas, pois consideramos que os fenômenos humanos e sociais nem sempre podem ser somente quantificáveis, bem como, os fundamentos da pesquisa bibliográfica, pois acreditamos que o pesquisador necessita buscar na bibliografia especializada conhecimentos científicos para os embasamentos relacionados ao seu estudo. Como resultados, apresentamos um breve histórico da experiência vivenciada em nossa investigação sobre a presença das travestis em escolas públicas urbanas e, ao mesmo tempo, destacamos a necessidade de participação mais ativa destas jovens no processo de integração social, sobretudo, no plano educacional.Downloads
Publicado
2023-05-08
Como Citar
Azevedo, J. A., Souza, W. C., Gomes, M. K. M., & Magalhães, M. A. L. de. (2023). RESSIGNIFICANDO AS VISÕES DE CORPO E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS: AS TRAVESTIS EM FOCO. Revista Panorâmica Online, 38(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1570
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo