RESSIGNIFICANDO AS VISÕES DE CORPO E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS

AS TRAVESTIS EM FOCO

Autores

  • Julián Asaff Azevedo
  • Warley Carlos Souza Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia
  • Marcelle Karyelle Montalvão Gomes Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra
  • Marly Augusta Lopes de Magalhães Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia

Resumo

Objetivamos analisar por meio deste artigo o que representou o processo de escolarização das travestis nas aulas de Educação Física Escolar e, dessa forma, contextualizar a história do corpo com momentos fortemente marcados na contemporaneidade. Bem como, um convite à reflexão, pois apesar de aparentemente simples, pode ser tomado como exemplo, não só para os profissionais da Educação Física, mas que possa sensibilizar outros profissionais, a fim de alcançar outras questões sociais de grande relevância para a inclusão social. Apesar da amplitude do assunto, tivemos a oportunidade de mostrar que o tema pesquisado foi bastante relevante, pois não significou que toda e qualquer possibilidade fosse esgotada, ao contrário, novas realidades se afloraram e abriu-se um novo olhar para o mundo das travestis no processo de educativo, o que caracterizou uma mudança singular nas estruturas da pesquisa, apoiada em um discurso que valoriza o indivíduo em suas relações humanas na contemporaneidade. Para o desenvolvimento de nossa investigação utilizamos a pesquisa qualitativa com características etnográficas, pois consideramos que os fenômenos humanos e sociais nem sempre podem ser somente quantificáveis, bem como, os fundamentos da pesquisa bibliográfica, pois acreditamos que o pesquisador necessita buscar na bibliografia especializada conhecimentos científicos para os embasamentos relacionados ao seu estudo. Como resultados, apresentamos um breve histórico da experiência vivenciada em nossa investigação sobre a presença das travestis em escolas públicas urbanas e, ao mesmo tempo, destacamos a necessidade de participação mais ativa destas jovens no processo de integração social, sobretudo, no plano educacional.

Biografia do Autor

Julián Asaff Azevedo

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso, Campus do Araguaia. Docente da rede Municipal de Ensino na cidade de Aragarças, GO.

Warley Carlos Souza, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente na Universidade Federal do Mato Grosso, Campus do Araguaia.

Marcelle Karyelle Montalvão Gomes, Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Educação Básica pela SEDUC/MT.

Marly Augusta Lopes de Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia

Doutora em Ciências Linguísticas pela Universidad Central de Las Villas (UCLV), Cuba. Professora Associada do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia.

Downloads

Publicado

2023-05-08

Como Citar

Azevedo, J. A., Souza, W. C., Gomes, M. K. M., & Magalhães, M. A. L. de. (2023). RESSIGNIFICANDO AS VISÕES DE CORPO E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS: AS TRAVESTIS EM FOCO. Revista Panorâmica Online, 38(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1570

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)