O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Amanda Francielle de Paula Cardoso
  • Raíssa Cristina Nunes
  • Viviane Ferreira Moreira
  • Rodrigo Carlos Pinheiro

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como o uso da ludicidade pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Infantil. Nesse direcionamento, procura-se responder ao seguinte questionamento: Quais são as contribuições da utilização de ferramentas lúdicas para o desenvolvimento do conhecimento matemático dos alunos da Educação Infantil? Em busca de respostas para esta problemática, foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) apresentar o conceito de ludicidade; b) analisar as perspectivas teóricas relacionadas à utilização da ludicidade como ferramenta de ensino; c) apresentar diferentes ferramentas lúdicas que são utilizadas para o ensino da matemática; d) verificar as reverberações ao utilizar a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática. A metodologia utilizada para elaboração desse trabalho foi a Pesquisa Bibliográfica. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico no Google Acadêmico, culminando em 10 artigos científicos que tratam sobre a temática em questão. Nesse sentido, vários autores concordam que na Educação Infantil são trabalhados os primeiros conceitos matemáticos, sendo que é nessa fase que a criança aprende e se apropria desses conceitos com maior facilidade. Verifica-se, também, que as atividades lúdicas permitem que as crianças se expressem livremente, se sintam alegres e úteis, aprendam a resolver situações de forma criativa e tenham prazer nas atividades propostas. Percebe-se, então, que a ludicidade pode ser considerada uma ferramenta pedagógica que contribui para o desenvolvimento educacional dos estudantes

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Francielle de Paula Cardoso, A., Cristina Nunes, R. ., Ferreira Moreira, V. ., & Carlos Pinheiro, R. . (2022). O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Panorâmica Online, 36. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1534

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)