O ENSINO DE LIBRAS PARA ESTUDANTES OUVINTES COMO UM MEIO DE INCLUSÃO DE SURDOS

Authors

  • Suely Martins dos Santos Machado
  • Rodrigo Carlos Pinheiro

Abstract

Esta investigação tem o objetivo de compreender como o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras – para alunos ouvintes pode se tornar uma forma produtiva de promover a inclusão de estudantes surdos em escolas comuns/regulares. Nesse sentido, foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) apresentar as legislações vigentes relacionadas à Libras e à Educação de Surdos; b) refletir sobre o processo de inclusão dos estudantes surdos nas escolas comuns/regulares; c) analisar os possíveis desdobramentos ao implementar o ensino de Libras para ouvintes em escolas comuns/regulares. A metodologia utilizada para a elaboração desse trabalho foi a pesquisa bibliográfica, na qual foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando o banco de dados do Google Acadêmico. Após uma filtragem criteriosa, 10 artigos acadêmicos foram selecionados para embasar este estudo. Tais artigos abordam, principalmente: a educação inclusiva; a importância do ensino de Libras para alunos ouvintes; e a inclusão de alunos surdos na rede regular ensino. Nesse levantamento, os trabalhos de Lacerda (2006) Lima e Barbosa (2020) e Santos (2021) se destacaram e se tornaram referência para esta investigação. Os resultados mostram que existem diversas legislações que respaldam a Educação de Surdos nos processos formais de ensino e evidenciam, ainda, que oferecer o ensino de Libras para estudantes ouvintes pode contribuir significativamente para a disseminação da língua de sinais, ocasionando em um melhor aproveitamento linguístico e social entre surdos e ouvintes dentro do espaço escolar, colaborando, então, para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Published

2022-12-15

How to Cite

Martins dos Santos Machado, S. ., & Carlos Pinheiro, R. . (2022). O ENSINO DE LIBRAS PARA ESTUDANTES OUVINTES COMO UM MEIO DE INCLUSÃO DE SURDOS. Revista Panorâmica Online, 36. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1531

Issue

Section

Trabalhos Acadêmicos

Most read articles by the same author(s)