Professores e estudantes em interação

a pandemia e o ato ético

Autores

  • MARLETE SANDRA DIEDRICH marlete@upf.br
    Universidade de Passo Fundo http://orcid.org/0000-0002-9177-089X
  • JO˜ÃO RICARDO FAGUNDES DOS SANTOS 115713@upf.br
  • EDEMILSON ANTÔNIO BRAMBILLA 143398@upf.br

Resumo

Este artigo aborda o fazer docente no período de pandemia da COVID-19 como ato, em sua constituição única e imprevisível durante o distanciamento social e as aulas remotas. Para tanto, analisam-se os depoimentos de um professor e de um estudante, dizeres que marcaram as mídias sociais. Com base nos princípios bakhtinianos (2017) da singularidade irrepetível de cada sujeito e de cada ato, e da responsabilidade pelo ato, esta reflexão aponta para o fato de que o centro das práticas pedagógicas é a relação interacional entre alunos e professores, sujeitos responsáveis por seus atos éticos, em aulas presenciais ou remotas.

Biografia do Autor

MARLETE SANDRA DIEDRICH, Universidade de Passo Fundo

Professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo

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Publicado

2021-05-26

Como Citar

DIEDRICH, M. S. ., FAGUNDES DOS SANTOS, J. R. ., & BRAMBILLA , E. A. . (2021). Professores e estudantes em interação: a pandemia e o ato ético. Revista Diálogos, 9(1), 40–58. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/11832

Edição

Seção

Dossiê Temático