Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-10-01. Leia a versão mais recente.

Representações discursivas de professores surdos formados em letras libras

uma análise crítica do discurso

Autores

  • Tulio Adriano Alves Gontijo tuliolibras@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Maria de Barros tuliolibras@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira tuliolibras@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as representações discursivas de professores surdos, com formação em Letras Libras, da Universidade Federal de Mato Grosso. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com três docentes. Como aporte teórico, recorremos à formação de professores de línguas no Brasil, conforme Albres (2016), à filosofia do realismo crítico de Bhaskar (1989), à análise crítica do discurso de Fairclough (2003), e à linguística sistêmico-funcional de Halliday (2004). Os resultados preliminares revelam que os professores não se sentem preparados para o exercício da docência no ensino de Libras, bem como veem a necessidade de continuar seus estudos.

Biografia do Autor

Tulio Adriano Alves Gontijo, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando em Letras Libras, professor de tradução e interpretação e tradutor intérprete de Libras/Lingua Portuguesa da Universidade Federal de mato Grosso.

Solange Maria de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora adjunta. Fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem – NEPEL. Pós-doutorado realizado na Universidade de Londres, sob a orientação de Roy Bhaskar. É professora efetiva do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUR). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1708-8657

Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT). Participa do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq "Formação crítica de educadores de línguas, análise crítica do discurso e realismo crítico"

Downloads

Publicado

2020-10-01

Versões

Como Citar

Gontijo, T. A. A., Maria de Barros, S. ., & de Carvalho Vieira Batista Pereira, J. . (2020). Representações discursivas de professores surdos formados em letras libras: uma análise crítica do discurso. Revista Diálogos, 8(2), 263–281. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/11224