A IMPORTÂNCIA DOS DADOS E INFORMAÇÕES AGROECONÔMICAS PARA PRODUTORES DE ALGODÃO DE MATO GROSSO

Authors

  • Marcos Daniel Martins Souza marcos.daniel@sefaz.mt.gov.br
  • Dirceu Grasel dgrasel@ufmt.br
    UFMT
  • Arturo Alejandro Zavala Zavala arturoz@ufmt.br

Keywords:

Dados, Informação, Tecnologia de Informação, Internet, Algodão

Abstract

Em contato com a AMPA – Associação Matogrossense de Produtores de Algodão foi nos reportado a respeito do desconhecimento de informações inerentes a demanda por dados e informações agroeconômicas, em relação aos seus produtores associados. A partir da definição da hipótese, caracterizou-se o objetivo em direção a confirmação desta, onde se buscou identificar, em grau de importância, demanda por dados e informações agroeconômicas, sob influência do capital humano e do posicionamento do produtor de algodão na economia. Em parceria com a AMPA, operacionalizou-se pesquisa de campo, aplicando questionário estruturado, tendo como resultado a formatação de um banco de dados agroeconômico inerente ao momento atual do produtor de algodão de Mato Grosso. Para inferir a relação de causalidade entre as variáveis participantes da análise, utilizou-se método estatístico de análise de correlação utilizando o modelo de Pearson, Kendall e Spearman, demonstrando assim a influência das variáveis no comportamento do produtor. Dentre as variáveis fortemente correlacionadas com o comportamento do produtor, identificou-se, utilizando o método de análise de regressão, as variáveis que melhor explicam, em grau de importância, o comportamento do produtor de algodão de Mato Grosso, na atualidade. Processada a pesquisa, elucidou-se que: a cesta de ativos de dados e informações demandada pelo produtor de algodão, varia de acordo com o capital humano disponível e sua segunda atividade econômica empreendida; preços do produto, consultoria e análise do mercado externo caracterizam os tipos de informação que apresentam maior grau de importância para o produtor. Quando se colocou em evidência a variável nível de instrução na análise, todos os tipos de ativo de dados e informação participantes da configuração da cesta apresentaram igualdade de importância para o produtor, concluindo que o capital humano caracteriza fator fundamental para ampliação do foco empresarial do produtor de algodão do Estado de MT.

Author Biographies

Marcos Daniel Martins Souza

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso e Analista de Tecnologia da Informação do Governo de Estado de Mato Grosso

Dirceu Grasel, UFMT

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor associado III do programa de Pós-graduação em “Agronegócio e Desenvolvimento Regional” da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, MT). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Competitividade, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, políticas públicas, inflação e investimento em capital fixo.

Arturo Alejandro Zavala Zavala

Professor Doutor, Adjunto, coordenador do programa de pós-graduação em “Agronegócio e Desenvolvimento Regional” do Departamento de Economia da UFMT

Published

2014-08-09

How to Cite

Souza, M. D. M., Grasel, D., & Zavala, A. A. Z. (2014). A IMPORTÂNCIA DOS DADOS E INFORMAÇÕES AGROECONÔMICAS PARA PRODUTORES DE ALGODÃO DE MATO GROSSO. Journal of Social Studies, 13(25), 1–21. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/264

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