A IMPORTÂNCIA DOS DADOS E INFORMAÇÕES AGROECONÔMICAS PARA PRODUTORES DE ALGODÃO DE MATO GROSSO

Autores

  • Marcos Daniel Martins Souza marcos.daniel@sefaz.mt.gov.br
  • Dirceu Grasel dgrasel@ufmt.br
    UFMT
  • Arturo Alejandro Zavala Zavala arturoz@ufmt.br

Palavras-chave:

Dados, Informação, Tecnologia de Informação, Internet, Algodão

Resumo

Em contato com a AMPA – Associação Matogrossense de Produtores de Algodão foi nos reportado a respeito do desconhecimento de informações inerentes a demanda por dados e informações agroeconômicas, em relação aos seus produtores associados. A partir da definição da hipótese, caracterizou-se o objetivo em direção a confirmação desta, onde se buscou identificar, em grau de importância, demanda por dados e informações agroeconômicas, sob influência do capital humano e do posicionamento do produtor de algodão na economia. Em parceria com a AMPA, operacionalizou-se pesquisa de campo, aplicando questionário estruturado, tendo como resultado a formatação de um banco de dados agroeconômico inerente ao momento atual do produtor de algodão de Mato Grosso. Para inferir a relação de causalidade entre as variáveis participantes da análise, utilizou-se método estatístico de análise de correlação utilizando o modelo de Pearson, Kendall e Spearman, demonstrando assim a influência das variáveis no comportamento do produtor. Dentre as variáveis fortemente correlacionadas com o comportamento do produtor, identificou-se, utilizando o método de análise de regressão, as variáveis que melhor explicam, em grau de importância, o comportamento do produtor de algodão de Mato Grosso, na atualidade. Processada a pesquisa, elucidou-se que: a cesta de ativos de dados e informações demandada pelo produtor de algodão, varia de acordo com o capital humano disponível e sua segunda atividade econômica empreendida; preços do produto, consultoria e análise do mercado externo caracterizam os tipos de informação que apresentam maior grau de importância para o produtor. Quando se colocou em evidência a variável nível de instrução na análise, todos os tipos de ativo de dados e informação participantes da configuração da cesta apresentaram igualdade de importância para o produtor, concluindo que o capital humano caracteriza fator fundamental para ampliação do foco empresarial do produtor de algodão do Estado de MT.

Biografia do Autor

  • Marcos Daniel Martins Souza
    Mestre em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso e Analista de Tecnologia da Informação do Governo de Estado de Mato Grosso
  • Dirceu Grasel, UFMT
    Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor associado III do programa de Pós-graduação em “Agronegócio e Desenvolvimento Regional” da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, MT). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Competitividade, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, políticas públicas, inflação e investimento em capital fixo.
  • Arturo Alejandro Zavala Zavala
    Professor Doutor, Adjunto, coordenador do programa de pós-graduação em “Agronegócio e Desenvolvimento Regional” do Departamento de Economia da UFMT

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Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DOS DADOS E INFORMAÇÕES AGROECONÔMICAS PARA PRODUTORES DE ALGODÃO DE MATO GROSSO. (2014). Revista De Estudos Sociais, 13(25), 1-21. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/264