Padrões, Estratégias de Competição e Competitividade

Authors

  • Dirceu Grasel resuploader@hotmail.com

Abstract

Este trabalho mostra que o aumento da competição internacional e o aumento do grau de exigência dos consumidores estabeleceram novos parâmetros de competição, gerando, por sua vez, inconsistências para os parâmetros tradicionais de tomada de decisão. Neste sentido, objetiva-se contribuir para o debate sobre a nova visão de competitividade, baseada em padrões de competição e destacar a necessidade de incorporação desses aspectos nas decisões empresariais. Conclui-se que, no contexto atual, estratégia baseada exclusivamente no mínimo custo deixa de ser regra geral para tornar-se estratégia aplicável a determinados tipos de estruturas industriais, embora esse nunca possa ser menosprezado. Em produtos de elevado valor agregado, geralmente os setores mais dinâmicos da economia, qualidade e preço baixo se tornaram requisitos mínimos para a sobrevivência no mercado e as estratégias empresariais devem levar em conta os padrões de concorrência da indústria, definidos pelos seus clientes.

 

Published

2011-05-05

How to Cite

Grasel, D. (2011). Padrões, Estratégias de Competição e Competitividade. Journal of Social Studies, 3(6), 59–74. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/176

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>