Padrões, Estratégias de Competição e Competitividade
Abstract
Este trabalho mostra que o aumento da competição internacional e o aumento do grau de exigência dos consumidores estabeleceram novos parâmetros de competição, gerando, por sua vez, inconsistências para os parâmetros tradicionais de tomada de decisão. Neste sentido, objetiva-se contribuir para o debate sobre a nova visão de competitividade, baseada em padrões de competição e destacar a necessidade de incorporação desses aspectos nas decisões empresariais. Conclui-se que, no contexto atual, estratégia baseada exclusivamente no mínimo custo deixa de ser regra geral para tornar-se estratégia aplicável a determinados tipos de estruturas industriais, embora esse nunca possa ser menosprezado. Em produtos de elevado valor agregado, geralmente os setores mais dinâmicos da economia, qualidade e preço baixo se tornaram requisitos mínimos para a sobrevivência no mercado e as estratégias empresariais devem levar em conta os padrões de concorrência da indústria, definidos pelos seus clientes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors maintain copyright and concede to the journal the right to first publish it, with the paper simultaneously licensed under Creative Commons Licence Attribution, which allows to share the work with acknowledgement of authorship and initial publication on this journal.
- Authors have authorization to take over additional contracts simultaneously, for non-exclusive distribution of the paper version published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship acknowledgement and initial publication on this magazine.
- Authors are allowed and are encouraged to publish and to distribute their work online (ex.: in institutional repositories or on their own personal page) at any point before or during the editorial process, since this may generate productive changes, as well as to increase the impact and the citation of the published work.