Necessidades em saúde da população negra LGBTQIAPN+ residente em uma ocupação urbana
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-16Resumo
A promoção da equidade e inclusão na saúde são uma prioridade global. Nesse contexto, a escassez de pesquisas que investiguem demandas específicas, como as da população negra LGBTQIAPN+ que habita ocupações urbanas, é especialmente significativa, dada a complexidade da intersecção de fatores que moldam as experiências em saúde desses indivíduos. O objetivo deste estudo foi analisar as necessidades em saúde da população negra LGBTQIAPN+ residente em ocupações urbanas. Adicionalmente, pretendeu-se refletir sobre como dados coletados neste contexto podem influenciar políticas públicas. Para tal, investigaram-se as complexidades da interseccionalidade de gênero e raça e sua relação com os mecanismos sociais de cuidado. Com uso de abordagem qualitativa, o estudo incluiu inserção etnográfica e a realização de entrevistas individuais semiestruturadas com quatro residentes de uma ocupação urbana em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para a análise dos dados, a análise temática (AT) reflexiva foi adotada como arcabouço teórico-metodológico. A partir da análise indutiva dos dados, a AT permitiu a identificação de quatro temas centrais: ocupação com moradia; vulnerabilidade socioeconômica; gênero, sexualidade e raça; e políticas públicas. Cada tema gerou a identificação de subtemas de caráter analítico, os quais se relacionam à saúde mental dos moradores da ocupação. Este estudo pode contribuir para fortalecer e qualificar abordagens de pesquisa e levantamentos estatísticos que envolvam comunidades em situação de moradia irregular, bem como para promover a visibilidade de temas relacionados a gênero, raça e saúde numa perspectiva interseccional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

