Necessidades em saúde da população negra LGBTQIAPN+ residente em uma ocupação urbana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-16


Resumen

A promoção da equidade e inclusão na saúde são uma prioridade global. Nesse contexto, a escassez de pesquisas que investiguem demandas específicas, como as da população negra LGBTQIAPN+ que habita ocupações urbanas, é especialmente significativa, dada a complexidade da intersecção de fatores que moldam as experiências em saúde desses indivíduos. O objetivo deste estudo foi analisar as necessidades em saúde da população negra LGBTQIAPN+ residente em ocupações urbanas. Adicionalmente, pretendeu-se refletir sobre como dados coletados neste contexto podem influenciar políticas públicas. Para tal, investigaram-se as complexidades da interseccionalidade de gênero e raça e sua relação com os mecanismos sociais de cuidado. Com uso de abordagem qualitativa, o estudo incluiu inserção etnográfica e a realização de entrevistas individuais semiestruturadas com quatro residentes de uma ocupação urbana em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para a análise dos dados, a análise temática (AT) reflexiva foi adotada como arcabouço teórico-metodológico. A partir da análise indutiva dos dados, a AT permitiu a identificação de quatro temas centrais: ocupação com moradia; vulnerabilidade socioeconômica; gênero, sexualidade e raça; e políticas públicas. Cada tema gerou a identificação de subtemas de caráter analítico, os quais se relacionam à saúde mental dos moradores da ocupação. Este estudo pode contribuir para fortalecer e qualificar abordagens de pesquisa e levantamentos estatísticos que envolvam comunidades em situação de moradia irregular, bem como para promover a visibilidade de temas relacionados a gênero, raça e saúde numa perspectiva interseccional.

Biografía del autor/a

  • Rafael Mello da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA

    Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA).

  • Alexandre do Nascimento Almeida, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA

    Doutor em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA). 

Publicado

2025-06-17

Cómo citar

Necessidades em saúde da população negra LGBTQIAPN+ residente em uma ocupação urbana. (2025). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-16