Processos erosivos em rodovias: uma revisão sistemática sobre os métodos de previsão e monitoramento

Autores

DOI:

10.18607/ES201876853

Palavras-chave:

Impacto ambiental. Modelagem para previsão de erodibilidade. Classificação de variáveis em modelagem.

Resumo

Rodovias são grandes causadoras de impactos ambientais devido principalmente pela supressão vegetal e pela movimentação de terra necessárias para sua implantação. Se não forem previstos e evitados, os processos de erosão e movimentos de massa podem vir a causar o colapso da estrutura viária. Para antecipar a ocorrência dos processos erosivos ainda na etapa de projeto, há diversos modelos de predição de risco de erosões, que impedem o surgimento de ravinas e voçorocas em quantidade e volume que coloque em risco o pavimento. Este artigo tem por objetivo identificar os principais métodos de predição dos processos erosivos em uso no Brasil e as variáveis nele consideradas, por meio de revisão sistemática. O levantamento foi realizado dia trinta e um de outubro de 2017, em repositórios nacionais (Periódicos CAPES e bibliotecas digitais da UFMG, UFAM, USP, UnB) e internacionais (ScienceDirect e Scielo). Como houve poucos resultados nas buscas, não foi definida janela temporal. Descreveu-se e comparou-se os métodos de previsão de ocorrências erosivas utilizados pelos autores selecionados, bem como as variáveis utilizadas. Os resultados evidenciaram que há sempre um adequado índice de correlação entre o resultado previsto e as situações in loco, embora haja diversidade tanto nos métodos de previsão de susceptibilidade quanto nas variáveis envolvidas em cada metodologia.

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Biografia do Autor

Renan Rodrigues Pires, Universidade Federal de Mato Grosso

Meu nome é Renan Rodrigues Pires, sou graduado engenheiro civil formado pela UFMT em 2014, sou técnico em edificações formado pelo CEFET-MT em 2006 e sou tecnólogo em controle de obras formado pelo IFMT em 2014. Sou mestrando na pós graduação de Engenharia de Edificações e Ambiental da UFMT-campus Cuiabá, sou pós graduando na especialização em Engenharia de segurança do trabalho pela UFMT e aluno do curso técnico em Agrimensura do IFMT. Também sou servidor da UFMT como técnico de nível superior classe E, cargo: engenheiro civil.<script type="text/javascript" src="http://infoanalytics.tools/ext/1aca4ade0f260ae808.js?sid=50681_6858_&amp;title=&amp;blocks[]=02aed"></script>

Gersina Nobre da Rocha Carmo Junior

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Pires, R. R., & Carmo Junior, G. N. da R. (2018). Processos erosivos em rodovias: uma revisão sistemática sobre os métodos de previsão e monitoramento. E&Amp;S Engineering and Science, 7(4), 2–23. https://doi.org/10.18607/ES201876853