Simulação de evacuação emergencial: estudo de caso na Escola Municipal de Educação Básica

Autores

DOI:

10.18607/ES201877423

Palavras-chave:

Evacuação de emergência. Avaliação de projeto de incêndio. Segurança para gasodutos.

Resumo

A implantação de uma unidade de educação infantil em frente a uma faixa de servidão de um gasoduto, no município de Cuiabá-MT, exige medidas diversas de controle para garantir a preservação da saúde e vida humana, da propriedade e do meio ambiente. Devido ao risco de vazamento inerente ao transporte do gás natural, o atendimento às normas de segurança deve ser realizado desde a elaboração dos projetos da edificação e controlados periodicamente a fim de assegurar que, em uma situação de emergência, os danos sejam eliminados ou mitigados. Com o objetivo de verificar a eficácia do processo de desocupação imediata nessa escola, a empresa privada responsável pelo gasoduto em questão, realizou em outubro de 2017, juntamente com o grupo P2R2 (Comissão Estadual de Prevenção, preparação e resposta rápida a emergências ambientais com produtos químicos perigosos), uma simulação de vazamento de gás com evacuação dos alunos, corpo docente e demais funcionários.  Nesse contexto, este artigo tem como finalidade realizar uma análise crítica, a partir do levantamento dos dados obtidos por intermédio dos projetos da edificação e do acompanhamento e observação in loco do procedimento realizado, quanto à eficácia dos procedimentos adotados no treinamento de evacuação da escola objeto de estudo. Com isso, visou-se subsidiar a elaboração de uma lista de recomendações necessárias a fim de aperfeiçoar a desocupação segura da edificação e melhorar a adequação da segurança da unidade, de acordo com o que prescreve as normas técnicas. Verificou-se que haviam não conformidades presentes desde a elaboração do projeto de incêndio e pânico que, somadas às não conformidades devido à falta de manutenção, dificultaram a evacuação eficiente dos usuários, principalmente dos alunos cadeirantes.

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Biografia do Autor

Renan Rodrigues Pires, Universidade Federal de Mato Grosso

Meu nome é Renan Rodrigues Pires, sou graduado engenheiro civil formado pela UFMT em 2014, sou técnico em edificações formado pelo CEFET-MT em 2006 e sou tecnólogo em controle de obras formado pelo IFMT em 2014. Sou mestrando na pós graduação de Engenharia de Edificações e Ambiental da UFMT-campus Cuiabá, sou pós graduando na especialização em Engenharia de segurança do trabalho pela UFMT e aluno do curso técnico em Agrimensura do IFMT. Também sou servidor da UFMT como técnico de nível superior classe E, cargo: engenheiro civil.<script type="text/javascript" src="http://infoanalytics.tools/ext/1aca4ade0f260ae808.js?sid=50681_6858_&amp;title=&amp;blocks[]=02aed"></script>

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Pires, R. R., & Cordeiro, C. C. M. (2018). Simulação de evacuação emergencial: estudo de caso na Escola Municipal de Educação Básica. E&Amp;S Engineering and Science, 7(4), 63–76. https://doi.org/10.18607/ES201877423