Análise da Inter-relação da Produtividade Agrícola e Característica Climática na Região Sudeste do Estado de Mato Grosso, por Técnicas Multivariadas

Autores

DOI:

10.18607/ES201764688

Palavras-chave:

produtividade, análise multivariada, análise fatorial, correlação canônica

Resumo

A necessidade de entender o relacionamento entre variáveis biológicas faz da análise multivariada uma metodologia com grande potencial de aplicação em várias áreas do conhecimento. Na agricultura, sua utilização vem auxiliando a compreensão e a obtenção de respostas altamente interessantes e práticas, que permitem optar pelo seu emprego, tanto pela eficiência como pela acurácia do método na interpretação dos resultados. Técnicas de estatística multivariada foram empregadas com o objetivo de estudar a inter-relação produtividade agrícola e característica climatológica na região sudeste matogrossense. A partir da utilização de análise fatorial buscou-se identificar as dimensões separadas da estrutura de variação dos dados e interpretar a estrutura das interrelações entre os produtos cultivados na região. Para descrever a associação entre o conjunto de variáveis agrícolas e de produtividade, a incorporação de novos procedimentos multivariados na interrelação desses indicadores utilizou-se a análise de correlação canônica. A análise fatorial estabeleceu dois eixos canônicos para as interrelações entre as culturas, sendo o primeiro fator explicando 42,19% da variância total correlacionado com as culturas anuais, podendo ser denominado de “fator de culturas anuais” e o segundo fator, que explicou 16,10%, “fator de culturas semiperenes”. O resultado da primeira correlação canônica (0,67) mostrou associação significante entre as componentes agrícolas e as condições climáticas.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Roberto Temponi de Oliveira, Dpto de Estatística- UFMT

Departamento de Estatística/ICET/UFMT - área de Probabilidade e Estatística

Referências

BARROSO, L. P.; ARTES, R. Análise multivariada. In: SIMPÓSIO DE ESTATÍSTICA APLICADA A EXPERIMENTAÇÃO AGRONÔMICA, 10.; REUNIÃO ANUAL DA REGIÃO BRASILEIRA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE BIOMETRIA, 48., 2003, Lavras. Minicursos... Lavras: UFLA, 2003. 156 p.

CATTELL, R. B. The scree test for the number of factors. Multivariate Behavioral Research, Urbana, v. 1, n. 2, p. 245-276, 1966.

HAIR JUNIOR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 600 p.

HÄRDLE, W; SIMAR, L. Applied multivariate statistical analysis. Berlin: Springer-Verlag, 2003. 486 p.

JOHNSON, R. A.; WICHERN, D. W. Applied multivariate statistical analysis. 5th ed. New Jersey: Prentice Hall, 2002. 767 p.

MANLY, B. F. J. Multivariate statistical methods: a primer. 3rd ed. London: Chapman & Hall/CRC, 2004. 214 p.

OLIVEIRA, J. R. T. Utilização de procedimentos multivariados na produtividade agrícola e climática na região sudeste do estado de Mato Grosso. 2009. 101 f. Tese (Doutorado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP. 2009.

RENCHER, A. C. Methods of multivariate analysis. 2nd ed. New York: John Wiley & Sons, 2002. 708 p.

Downloads

Publicado

2017-11-04

Como Citar

Oliveira, J. R. T. de, & Padovani, C. R. (2017). Análise da Inter-relação da Produtividade Agrícola e Característica Climática na Região Sudeste do Estado de Mato Grosso, por Técnicas Multivariadas. E&Amp;S Engineering and Science, 6(2), 2–12. https://doi.org/10.18607/ES201764688