Avaliação de riscos ao Patrimônio Cultural do Estado de Mato Grosso

Autores

DOI:

10.18607/ES20241318016

Resumo

O artigo teve por objetivo identificar a gravidade dos riscos relacionados a cinco bens selecionados a partir da sua significância cultural: o Ritual Yaokwa, o Sítio Arqueológico Santa Elina, o Sítio Arqueológico do Arraial de São Francisco Xavier da Chapada, o Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal e o Centro Histórico de Cuiabá. A metodologia consiste em análise qualitativa de dados coletados por questionários, apoiada por análise estatística. A população da pesquisa consistiu em três especialistas sobre o tema, sendo um gestor de instituição estadual relacionada ao patrimônio, um líder de grupo de pesquisa acadêmico relacionado ao patrimônio e um pesquisador com experiência em gestão relacionada ao patrimônio. Os resultados evidenciam sete fatores de risco, a saber: Incêndios provocados, Desmatamento, Mudanças climáticas, Invasões, violência e conflitos, Escassez de água e Construção de hidrelétricas, barragens e similares, para os quais devem ser tomadas ações prioritárias. O estudo pode subsidiar ações de salvaguarda e preservação dos bens contribuindo com a discussão sobre a preservação do patrimônio cultural no estado de Mato Grosso.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

No metrics found.

Biografia do Autor

Luciana Pelaes Mascaro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá-MT, Brasil)

Luciane Cleonice Durante, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá-MT, Brasil)

Maria Bárbara Guimarães Thame, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Mestre pelo Programa de Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN (Rio de Janeiro, Brasil)

André Marques de Mello Campos , Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá-MT, Brasil)

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

Pelaes Mascaro, L., Durante, L. C., Guimarães Thame, M. B., & Campos , A. M. de M. (2024). Avaliação de riscos ao Patrimônio Cultural do Estado de Mato Grosso . E&Amp;S Engineering and Science, 13(2), 37–48. https://doi.org/10.18607/ES20241318016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>