Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.307Keywords:
Formação de professores. Narrativas. Desenvolvimento profissional.Abstract
Na área de formação de professores, as narrativas sobre processos de desenvolvimento profissional têm sido tomadas como atividades de formação inicial e contínua, práticas de pesquisa e de intervenção. O acesso às narrativas permite o estudo de aspectos como a construção da identidade docente ao contar sua história para apropriar-se dela em um processo, eminentemente formativo, de autoria. Possibilita diferenciar o que é seu e o que é dos outros, seu modo de ser e estar na docência e as influências. Como método de investigação, seu potencial coloca os professores no centro do processo, podendo também promover mudanças nas práticas pedagógicas da escola.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-06-30
Issue
Section
Cultura Escolar e Formação de Professores
How to Cite
Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 289–305, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.307. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/307. Acesso em: 5 dec. 2025.



















































