Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação

Authors

  • Rosa Maria Anunciato Oliveira silva.dioneia@gmail.com
    Univerisdade Federal de São Carlos-SP http://www.ufscar.br/

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.307


Keywords:

Formação de professores. Narrativas. Desenvolvimento profissional.

Abstract

Na área de formação de professores, as narrativas sobre processos de desenvolvimento profissional têm sido tomadas como atividades de formação inicial e contínua, práticas de pesquisa e de intervenção. O acesso às narrativas permite o estudo de aspectos como a construção da identidade docente ao contar sua história para apropriar-se dela em um processo, eminentemente formativo, de autoria. Possibilita diferenciar o que é seu e o que é dos outros, seu modo de ser e estar na docência e as influências. Como método de investigação, seu potencial coloca os professores no centro do processo, podendo também promover mudanças nas práticas pedagógicas da escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Rosa Maria Anunciato Oliveira, Univerisdade Federal de São Carlos-SP
    Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Published

2012-06-30

How to Cite

Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 289–305, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.307. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/307. Acesso em: 5 dec. 2025.