Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.307Palavras-chave:
Formação de professores. Narrativas. Desenvolvimento profissional.Resumo
Na área de formação de professores, as narrativas sobre processos de desenvolvimento profissional têm sido tomadas como atividades de formação inicial e contínua, práticas de pesquisa e de intervenção. O acesso às narrativas permite o estudo de aspectos como a construção da identidade docente ao contar sua história para apropriar-se dela em um processo, eminentemente formativo, de autoria. Possibilita diferenciar o que é seu e o que é dos outros, seu modo de ser e estar na docência e as influências. Como método de investigação, seu potencial coloca os professores no centro do processo, podendo também promover mudanças nas práticas pedagógicas da escola.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-06-30
Edição
Seção
Cultura Escolar e Formação de Professores
Como Citar
Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 289–305, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.307. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/307. Acesso em: 5 dez. 2025.



















































