Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação

Autores

  • Rosa Maria Anunciato Oliveira silva.dioneia@gmail.com
    Univerisdade Federal de São Carlos-SP http://www.ufscar.br/

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.307


Palavras-chave:

Formação de professores. Narrativas. Desenvolvimento profissional.

Resumo

Na área de formação de professores, as narrativas sobre processos de desenvolvimento profissional têm sido tomadas como atividades de formação inicial e contínua, práticas de pesquisa e de intervenção. O acesso às narrativas permite o estudo de aspectos como a construção da identidade docente ao contar sua história para apropriar-se dela em um processo, eminentemente formativo, de autoria. Possibilita diferenciar o que é seu e o que é dos outros, seu modo de ser e estar na docência e as influências. Como método de investigação, seu potencial coloca os professores no centro do processo, podendo também promover mudanças nas práticas pedagógicas da escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosa Maria Anunciato Oliveira, Univerisdade Federal de São Carlos-SP
    Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 289–305, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.307. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/307. Acesso em: 5 dez. 2025.