A saúde da criança com doença falciforme: desempenho escolar e cognitivo

Autores

  • Tatiane Lebre DIAS t.lebre@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Sônia Regina Fiorim ENUMO sonia.enumo@puc-campinas.edu.br
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP. Endereço: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Campinas. Av. John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama, Campinas/SP. CEP: 13060-904.
  • Jaqueline Adriany de FRANÇA jaqueline.adriany@hotmail.com
    UFMT
  • Renata Cristina de L. C. B. NASCIMENTO cintrabprof@gmail.com
    UNEMAT

DOI:

10.29286/rep.v22i49/2.933

Palavras-chave:

Doença crônica. Criança. Desempenho acadêmico.

Resumo

A doença falciforme (DF) apresenta um quadro clínico que compromete o desenvolvimento e o desempenho escolar da criança por complicações, como hemorragia cerebral e alterações cognitivas e comportamentais. Este estudo investigou o desempenho escolar e cognitivo de 14 crianças com DF com idade entre 8 e 12 anos. Na prova de raciocínio, mais da metade das crianças obteve classificação na média. No desempenho escolar, metade da amostra apresentou histórico de reprovação escolar associado aos sintomas da doença. As implicações do quadro clínico da doença sobre a aprendizagem da criança merecem atenção da escola.

Palavras-chave: Doença crônica. Criança. Desempenho acadêmico.

Abstract

The Sickle Cell Disease (SCD) presents a clinical condition that affects the child’s development and school performance of children with complications such as cerebral hemorrhage and cognitive and behavioral changes. This study investigated the cognitive and academic performance of 14 children with SCD aged between 8 and 12 years. In proof of reasoning over half the children got an average rating. School performance half of the sample had a history of school failure associated with the symptoms of the disease. The implications of the clinical picture of the disease on children’s learning in school deserve attention.

Keywords: Sickle cell disease. Children. School performanc

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Biografia do Autor

Tatiane Lebre DIAS, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato
Grosso; Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado
de Mato Grosso. Endereço: Rua A 38 – Residencial Esmeralda, Bloco 1, Apto 54, Terra Nova, Cuiabá/
MT. CEP: 78050-400.

Sônia Regina Fiorim ENUMO, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP. Endereço: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Campinas. Av. John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama, Campinas/SP. CEP: 13060-904.

Doutora em Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade
Católica de Campinas/SP. Endereço: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica
de Campinas. Av. John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama, Campinas/SP. CEP: 13060-904.

Jaqueline Adriany de FRANÇA, UFMT

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso; Bolsista de Iniciação Científica
(PIBIC/CNPq). Endereço: Avenida Gonçalo Botelho de Campos, Cristo Rei, Várzea Grande/MT. CEP:
78118-070. E-mail: <>.

Renata Cristina de L. C. B. NASCIMENTO, UNEMAT

Mestre em Educação. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato
Grosso. Endereço: Avenida Tancredo Neves, Campus Universitário Jane Vanini, Bairro Cavalhada,
Cáceres/MT. CEP: 78200-200. E-mail: <>.

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Publicado

2013-07-04

Como Citar

DIAS, T. L.; ENUMO, S. R. F.; FRANÇA, J. A. de; NASCIMENTO, R. C. de L. C. B. A saúde da criança com doença falciforme: desempenho escolar e cognitivo. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/2, p. 575–594, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/2.933. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/933. Acesso em: 27 abr. 2024.