Mensurando valores morais: uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Maria Suzana De Stefano MENIN menin@fct.unesp.br
    Universidade Estadual Paulista
  • Marialva Rossi TAVARES mtavares@fcc.org.br
    PUC/SP
  • Adriano MORO amoro@fcc.org.br
    Fundação Carlos Chagas

DOI:

10.29286/rep.v22i49/2.931

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral. Medidas de Valores. Valores Morais.

Resumo

Apresentamos uma pesquisa sobre mensuração dede valores de Respeito, Justiça, Solidariedade e Convivência Democrática em alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Aplicamos 16 histórias sobre os valores em 182 estudantes, utilizando questões com alternativas em níveis crescentes de perspectivas sociais, e em outros 86 alunos em questões abertas. Mostramos uma análise geral das respostas. Os resultados apontam que os valores de Justiça e Convivência Democrática, que envolvem diálogo, foram os mais difíceis. As afirmações espontâneas mostraram tipos de respostas compostas e mais diversificadas que as esperadas nas alternativas fechadas.

Palavras-chave: Desenvolvimento Moral. Medidas de valores. Valores Morais.

Abstract

We present a survey-type research measuring values of respect, justice, solidarity and democratic coexistence in students from 6th to 9th grades of K-12. We presented 16 stories about values to 182 students using questions with alternatives in increasing levels of social perspectives and presented open questions to other 86 students. We show an overview of responses. The results show that the values of justice and democratic coexistence, involving dialogue, were the most difficult. The spontaneous statements showed composed and more diverse response types than the ones expected in closed alternatives.

Keywords: Moral development. Measures of values. Moral Values.

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Biografia do Autor

Maria Suzana De Stefano MENIN, Universidade Estadual Paulista

Professora Titular em Psicologia da Educação da UNESP, campus de Presidente Prudente; Pesquisadora
PQ II do CNPQ. Endereço institucional: Rua Roberto Simonsen, 305, Centro Educacional, CEP: 19060-
900 Presidente Prudente/SP.

Marialva Rossi TAVARES, PUC/SP

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas no Grupo
de Avaliação Educacional. Endereço institucional: Rua Quitanduba, 363. CEP: 05516-030 São Paulo/SP.
E-mail: <.

Adriano MORO, Fundação Carlos Chagas

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Assistente Técnico de Pesquisas e Avaliações Educacionais
da Fundação Carlos Chagas. Endereço institucional: Rua Quitanduba, 363, Caxingui. CEP: 05516-030
São Paulo/SP.

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Publicado

2013-07-04

Como Citar

MENIN, M. S. D. S.; TAVARES, M. R.; MORO, A. Mensurando valores morais: uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/2, p. 525–549, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/2.931. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/931. Acesso em: 27 abr. 2024.