Mensurando valores morais: uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Maria Suzana De Stefano MENIN menin@fct.unesp.br
    Universidade Estadual Paulista
  • Marialva Rossi TAVARES mtavares@fcc.org.br
    PUC/SP
  • Adriano MORO amoro@fcc.org.br
    Fundação Carlos Chagas

DOI:

10.29286/rep.v22i49/2.931

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral. Medidas de Valores. Valores Morais.

Resumo

Apresentamos uma pesquisa sobre mensuração dede valores de Respeito, Justiça, Solidariedade e Convivência Democrática em alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Aplicamos 16 histórias sobre os valores em 182 estudantes, utilizando questões com alternativas em níveis crescentes de perspectivas sociais, e em outros 86 alunos em questões abertas. Mostramos uma análise geral das respostas. Os resultados apontam que os valores de Justiça e Convivência Democrática, que envolvem diálogo, foram os mais difíceis. As afirmações espontâneas mostraram tipos de respostas compostas e mais diversificadas que as esperadas nas alternativas fechadas.

Palavras-chave: Desenvolvimento Moral. Medidas de valores. Valores Morais.

Abstract

We present a survey-type research measuring values of respect, justice, solidarity and democratic coexistence in students from 6th to 9th grades of K-12. We presented 16 stories about values to 182 students using questions with alternatives in increasing levels of social perspectives and presented open questions to other 86 students. We show an overview of responses. The results show that the values of justice and democratic coexistence, involving dialogue, were the most difficult. The spontaneous statements showed composed and more diverse response types than the ones expected in closed alternatives.

Keywords: Moral development. Measures of values. Moral Values.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Suzana De Stefano MENIN, Universidade Estadual Paulista

Professora Titular em Psicologia da Educação da UNESP, campus de Presidente Prudente; Pesquisadora
PQ II do CNPQ. Endereço institucional: Rua Roberto Simonsen, 305, Centro Educacional, CEP: 19060-
900 Presidente Prudente/SP.

Marialva Rossi TAVARES, PUC/SP

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas no Grupo
de Avaliação Educacional. Endereço institucional: Rua Quitanduba, 363. CEP: 05516-030 São Paulo/SP.
E-mail: <.

Adriano MORO, Fundação Carlos Chagas

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Assistente Técnico de Pesquisas e Avaliações Educacionais
da Fundação Carlos Chagas. Endereço institucional: Rua Quitanduba, 363, Caxingui. CEP: 05516-030
São Paulo/SP.

Referências

ARAÚJO, U. F.; ARANTES, V. The ethics and citizenships program: the Brazilian experience in moral education. Journal of Moral Education, v. 38, n. 4, p. 489-511, 2009.

ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M.; ARANTES, A. A. (Org.). Educação em valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.

BAUMAN, Z. O mal estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, Ética. Brasília, DF: Ministério de Educação e do Desporto – MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

D´AUREA-TARDELI, D. A manifestação da solidariedade em adolescentes– um estudo sobre a personalidade moral. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia do Escolar)- Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2006.

______. O Respeito na Sala de Aula. Petropólis: Vozes, 2003.

______. Solidariedade e Projeto de Vida. Campinas: Mercado de Letras, 2011. CASTORINA, J. A. La investigación psicológica de los conocimientos sociales. Los desafios a la tradición constructivista. In: CASTORINA J. A. (Coord.).

Construcción conceptual y representaciones sociales. Buenos Aires: Minõ y Dáville srl, 2005. p. 19-44.

DEPRESBITERIS, L.; TAVARES, M. Diversificar é preciso. Instrumentos e Técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC, 2009.

GILLIGAN, C. In a different voice: Psychological theory and women’s development. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1982.

JARES, X. R. Educar para a verdade e para a esperança. Em tempos de globalização, guerra preventiva e terrorismos. Porto Alegre: Artmed, 2005.

KOHLBERG, L. Psicologia del desarrollo moral. Bilbau: Biblioteca de Psicologia, Desclée de Brouwer, 1992.

KOLLER, S. H. et al. E. Uma investigação sobre os instrumentos de medida de maturidade de julgamento moral em uso no Brasil. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 5-14, 1994.

LA TAILLE, Y. Formação Ética. Do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

______. Moral e Ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LA TAILLE, Y.; MENIN, M. S. S. (Org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.

LEME, Maria Isabel da Silva. Convivência, conflitos e educação nas escolas de São Paulo. São Paulo: ISME, 2006.

LIPOVETSKY, G. O Crepúsculo do Dever: a ética indolor dos novos tempos democráticos. 4. ed. Lisboa: Publicações D. Quixote, 2010.

MARTINS. R. A.; SILVA, I. A. Valores Morais do ponto de vista de professores do ensino fundamental e médio. In: LA TAILLE, Y.; MENIN, M. S. S. (Org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.

MENIN, M. S. S. Representações sociais de lei, crime e injustiça em adolescentes. Campinas: Mercado de Letras, FAPESP, 2005.

MIZUSAKI, R. A. C. Injustiça na escola e gênero: representações de alunos(as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente – SP. Dissertação (Mestrado em

Educação)- Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, 2007.

MIZUSAKI, R. A. C. MENIN, M. S. S. Conflitos na escola a partir das percepções e representações de injustiça de alunos de escolas públicas e particulares. In: TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. (Org.). Conflitos na Instituição Educativa: perigo ou oportunidade? Contribuições da Psicologia. Campinas: Mercado das Letras, 2011. p. 35-56. (Coleção Educação e Psicologia em Debate).

MOMO, M.; COSTA, M. V. Crianças escolares do século XXI: para se pensar uma infância pós-moderna. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 965-991, set./dez. 2010.

MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Tradução de

Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

PIAGET, J. El psicoanálisis y sus relaciones com la psicología del niño. In:

DELAHANTY, G. PERRËS (Comp.). Piaget y el psicoanálisis. México:

Universidade Autonoma Metropolitana, 1920/1994. p. 181-290.

______. O Julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou,

/1977.

REST, J. DIT Manual: manual for the Defining Issues Test. Minneapolis: University of Minnesota, 1986.

SHIMIZU, A. M. Defining Issues Test: fidedignidade da versão brasileira e

ponderações acerca de seu uso em pesquisas sobre moralidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 5-14, 2004.

SHIMIZU, A. M.; URANO, M. M. Defining Issues Testes 1 y 2: cálculo de confiabilidad de las versiones castellanas y consideraciones acerca de su uso en estudios sobre moralidad Investigaciones En Psicología Revista

Del Instituto de Investigaciones, Buenos Aires, v. 9, n. 2, p. 41-57, 2004.

TAVARES, M. Os desafios de uma proposta de avaliação em valores para o “Programa a união faz a vida”. Um estudo piloto. Relatório de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas. São Paulo: FCC, 2010. 17 f.

TOGNETTA, L. R. P. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola: uma proposta de trabalho com as virtudes numa visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Fapesp,

(Coleção Educação e Psicologia em Debate).

______. Perspectiva ética e generosidade. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

______. Sentimentos e virtudes: um estudo sobre a generosidade ligada às representações de si. Tese (Doutorado em Psicologia)- Instituto de

Psicologia. Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2006.

TOGNETTA, L. R. P. et al. Um panorama geral da violência na escola e o que se tem feito para combatê-la. Campinas: Mercado de Letras, 2010. (Coleção: Desconstruindo a violência na escola: os meus, os seus e os nossos

bagunceiros).

TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. Campinas: Mercado

de Letras, 2007.

VAZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1993.

VINHA, T. P. O Educador e a moralidade infantil numa visão

construtivista. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

______. Os conflitos interpessoais na relação educativa. 426 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. UNICAMP, Campinas, 2003.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

MENIN, M. S. D. S.; TAVARES, M. R.; MORO, A. Mensurando valores morais: uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/2, p. 525–549, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/2.931. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/931. Acesso em: 25 nov. 2024.