Mensurando valores morais: uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
DOI:
10.29286/rep.v22i49/2.931Palavras-chave:
Desenvolvimento moral. Medidas de Valores. Valores Morais.Resumo
Apresentamos uma pesquisa sobre mensuração dede valores de Respeito, Justiça, Solidariedade e Convivência Democrática em alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Aplicamos 16 histórias sobre os valores em 182 estudantes, utilizando questões com alternativas em níveis crescentes de perspectivas sociais, e em outros 86 alunos em questões abertas. Mostramos uma análise geral das respostas. Os resultados apontam que os valores de Justiça e Convivência Democrática, que envolvem diálogo, foram os mais difíceis. As afirmações espontâneas mostraram tipos de respostas compostas e mais diversificadas que as esperadas nas alternativas fechadas.
Palavras-chave: Desenvolvimento Moral. Medidas de valores. Valores Morais.
Abstract
We present a survey-type research measuring values of respect, justice, solidarity and democratic coexistence in students from 6th to 9th grades of K-12. We presented 16 stories about values to 182 students using questions with alternatives in increasing levels of social perspectives and presented open questions to other 86 students. We show an overview of responses. The results show that the values of justice and democratic coexistence, involving dialogue, were the most difficult. The spontaneous statements showed composed and more diverse response types than the ones expected in closed alternatives.
Keywords: Moral development. Measures of values. Moral Values.
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